Último dia de consultoria contábil movimenta SSDPFRJ e associados são só elogios

19 de abril de 2018

Não havia como não notar o entra-e-sai de associados na sede do SSDPFRJ, na última quarta-feira (18/4), devido a proposta da Diretoria de deixar a disposição a assessoria contábil e empresarial Afonso Silva, para tirar dúvidas sobre a declaração do imposto de renda dos policiais e seus dependentes. As questões principais eram sobre como declarar ganhos obtidos nas ações judiciais do 28,86% e 3,17%, relativas a reajustes salariais não incorporados à época, mas também havia assuntos pessoais como declaração de espólio e partilha de bens.

“Já havíamos replicado uma orientação da Fenapef sobre como declarar esses valores, mas percebemos que havia a necessidade da presença do especialista”, esclareceu o assistente administrativo do departamento jurídico, Rodrigo Camargo.

Esse é o segundo ano que a assessoria contábil realiza esse trabalho, que contou com boa adesão da diretoria e dos associados desde o início. Os atendimentos foram agendados, duraram cerca de 30 minutos e aconteceram também na quarta-feira passada (11/4). Caso fossem contratados por fora, poderiam custar até R$200,00 por pessoa.

“Pela quantidade de associados que o sindicato tem é bem normal que as pessoas tenham dúvidas pra fazer a declaração. Nós fazemos a contabilidade do sindicato e queríamos melhorar a nossa parceria. Acompanhamos o trabalho do presidente que é um trabalho bacana, uma gestão bem participativa, bem clara e nos colocamos à disposição dele”, explicou o contador Afonso Silva.

O APF aposentado Alexandre Montalvão disse que fazer o imposto de renda é simples, mas que, dessa vez, havia particularidades. “Minha dúvida era no preenchimento da declaração porque veio essa nova citação devido ao precatório que nós recebemos. Se houvesse algum erro, os prejudicados seríamos nós como contribuintes que iríamos pagar mais do que o devido. Havia a necessidade de ter uma pessoa capacitada para esclarecer essas dúvidas”, afirmou.

O agente administrativo Jorge Saraiva elogiou a iniciativa do sindicato e o atendimento prestado. “O contador foi muito paciente, atencioso, prestativo e está me aguardando voltar porque eu não trouxe todas as informações necessárias”, disse.

Notícias