Tabagismo dificulta cicatrização e aumenta chances de doença periodontal e câncer de boca, afirma dentista do SSDPFRJ

24 de fevereiro de 2023

O hábito de fumar é prejudicial à saúde de modo global. Quando se trata da saúde da boca, os danos que o cigarro provoca vão muito além de manchas amareladas nos dentes e mau hálito. O alerta é do coordenador do Departamento de Odontologia do SSDPFRJ, o dentista Rafael de Souza. Criado na primeira gestão (2015-2018) do atual presidente Luiz Carlos Cavalcante (2021-2024), o Departamento atendia de modo gratuito apenas os sindicalizados, mas o sucesso foi tanto que os dependentes foram incluídos em 2019 na gestão do ex-presidente Gladiston Silva (2018-2021).

Souza explica que o tabagismo aumenta as chances do fumante desenvolver doença periodontal, apresentar dificuldade de cicatrização e ter câncer de boca. “O fumo é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de boca. Os primeiros sinais são manchas, feridas ou caroços que não cicatrizam na boca ou lábios, sangramentos e dor na garganta que não melhora”, esclarece o dentista.

Já a doença periodontal se caracteriza, principalmente, por gengiva inchada, vermelha e sensível e sangramento durante a escovação e uso do fio dental. “A doença periodontal é o estágio mais avançado da gengivite. Se a pessoa for fumante, este hábito vai mascarar a gengiva inflamada deixando-a pálida”, avisa Rafael.

Notícias