O FBSP Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na última atualização do seu Anuário, documento que aponta as principais distorções entre as categorias policiais, constatou real urgência na modernização das polícias, com a implantação do ciclo completo de investigação, e a promulgação de uma lei capaz de tornar a segurança pública mais eficiente e célere. Para o vice-presidente do SSDPFRJ, Luiz Carlos Cavalcante, faz-se necessário desburocratizar o rito da investigação e, isso passa pela adoção de uma nova forma de trabalho. “A nossa estrutura mudou pouco desde o Brasil Império e, como resultado, temos 8%, apenas, de solução de homicídios”.
A implementação do ciclo completo da ação policial com a real valorização dos operadores de segurança pública instituindo-se a carreira única com ingresso pela base e promoções funcionais por meritocracia podem estimular o profissional a progredir e atuar nos mais altos postos da corporação, sendo este o primeiro passo para a modernização do sistema policial brasileiro. Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antonio Boudens, “a população precisa, cada vez mais, de uma segurança pública bem estruturada e de forças policiais preparadas”.
O modelo a ser utilizado como referência pode ser o que foi adotado pela Polícia Rodoviária Federal, organizada como carreira única e entrada por concurso, para a base da corporação, onde inexiste a figura do concurso para chefe.