SSDPFRJ promove evento da campanha “Setembro Amarelo”, em parceria com a administração da PF/RJ

14 de setembro de 2023

O SSDPFRJ realizou nesta terça-feira (12/09), com a colaboração da Administração da PF, a palestra: “Prevenção do suicídio na Segurança Pública: programa “segurançaQprevine”, no auditório da SR/RJ, com a palestrante Meire Cristina Ferreira de Souza, psicóloga e Comissária de Polícia da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e coordenadora de segurança pública e saúde do trabalhador do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

O evento foi alusivo á campanha Setembro Amarelo e durante a palestra a Psicóloga abordou que a atividade de segurança pública oferece vários riscos à saúde mental. “A atividade de segurança pública cobra muito; são muitas respostas, muitas responsabilidades que acabam envolvendo a saúde mental e não damos prioridade. Porém, nunca é tarde para iniciarmos um processo de conhecimento e também de ação, quando se trata de saúde mental”.

Para o Coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde do Sindicato, Salvador Juliano, a proposta da palestra é a mesma desde 2016. “Prevenção ao Suicídio, sempre com o objetivo de criar multiplicadores entre os servidores que possam identificar as características suicidas em seu ambiente de trabalho”.

O servidor administrativo Gilberto Cabral, fez questão de dar seu testemunho sobre o programa do Sindicato “Eu sofri a perda da minha esposa em 2021. Eu realmente fiquei muito desestabilizado. O EPF Iran, que é diretor do Sindicato, me convidou para conversar com o Salvador, mas eu não queria conversar com ninguém, eu achava que estava bem, até que percebi que não estava. Eu bebia cada vez mais. Passei a conversar com o Salvador e a ter o apoio do Sindicato. Vim assistir à palestra e ser um multiplicador da boa saúde mental”.

Histórias de superação como a do Gilberto se tornaram possíveis graças à iniciativa do SSDPFRJ, que, desde 2016, disponibiliza para seus associados o Núcleo de Atenção à Saúde, localizado no Centro do Rio, durante a então primeira gestão do atual presidente Luiz Carlos Cavalcante (2015-2018).

“No Rio de Janeiro, não tinha psicólogos da PF. Quando assumimos a direção do Sindicato em 2015, o Salvador estava cedido a outro órgão e os números de casos de doenças mentais subiam assustadoramente, então fomos obrigados a criar uma estrutura paralela de atendimento ao servidor, em parceria com o IBMR, sob a coordenação voluntária do Salvador, que conseguimos trazer para a SR/RJ novamente. O trabalho do Sindicato sempre foi no sentido de ombrear com a administração e cobrar que os servidores tivessem amparo institucional”, explica o presidente do SSDPFRJ, Luiz Carlos Cavalcante.

No Núcleo do Sindicato os atendimentos são realizados pelo psicólogo Salvador Juliano e conta também com um médico psiquiatra. As consultas são gratuitas para os filiados e também ocorrem de modo remoto. Para agendar, basta ligar para o cel. (21) 9994-32891.

Notícias