SSDPFRJ oferece estrutura de saúde para evitar adoecimento mental e dar amparo aos sindicalizados

2 de março de 2023

O risco de um profissional da segurança pública morrer por suicídio é até quatro vezes maior do que um brasileiro não-policial. Além disso, esse tipo de morte também supera o homicídio como causa de óbito de policiais. Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021 apontam uma parte da difícil realidade que o suicídio, problema multifatorial, vem impondo à Polícia Federal.

Sem poder contar com uma política de qualidade de vida ou profissionais de saúde mental na SR/RJ, o servidor da PF/RJ encontra no SSDPFRJ uma iniciativa pioneira para cuidar da saúde de modo integrado. No Núcleo de Atenção à Saúde, implementado pela primeira gestão do presidente Luiz Carlos Cavalcante (2015-2018), os Departamentos de Psicologia e Psiquiatria e Medicina Ocupacional cuidam da saúde mental dos sindicalizados de modo gratuito.

O coordenador do Departamento de Psicologia do SSDPFRJ, Salvador Juliano, também psicólogo aposentado pela Polícia Federal do Rio, em 2021, conhece de perto as dificuldades para conseguir apoio das chefias para promover saúde mental.

“O Sindicato faz o que o Departamento deveria fazer. Mas é óbvio que essa estrutura emocional não pode ser individual. Tem que ser feita de forma coletiva. Precisa haver um esforço conjunto com as chefias para ter palestras explicando como acontece cada transtorno, por exemplo”, esclarece Juliano.

O coordenador do Departamento de Psiquiatria e Medicina Ocupacional do SSDPFRJ, o psiquiatra Elcio de Carvalho, explica que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, sendo a depressão a principal doença que desencadeia o suicídio.

“Alguns sinais são isolamento, distanciamento, afastamento, estar mais introspectivo, arredio, irritadiço e com humor oscilante. Mas é um erro pensar que o suicídio é motivado pelo tipo de depressão em que a pessoa está prostrada. O que o mobiliza é o ódio e a raiva”, explica Elcio.

Como agendar sua consulta:

Para agendar com o Departamento de Psicologia basta ligar no cel.: (21) 9994-32891. Falar com Salvador. No Departamento de Psiquiatria e Medicina do Trabalho, o responsável pelas consultas é o médico Elcio de Carvalho. Ele atende às quartas, das 13h às 17h, na Rua do Acre, nº 47, sala 314, no Centro. Para agendar, ligue no tel. (21) 2203-5200.

Notícias