SSDPFRJ inaugura Núcleo de Atenção à Saúde

26 de abril de 2017

Em um espaço de 70 metros quadrados na Rua do Acre, nº47, na antiga sede do SSDPFRJ, cerca de 40 convidados, na última segunda-feira (24), inauguraram o Núcleo de Atenção à Saúde. O espaço foi todo reformado e recebeu  equipamentos e mobiliários necessários para atender as demandas de seus associados. O Núcleo de Atenção à Saúde Sebastião Moreira, que foi um compromisso assumido com a categoria pela Diretoria “Novo Tempo” já foi sonho dos baluartes do SSDPFRJ, por isso, recebeu o nome de um ex-presidente da entidade  que foi um  dos pioneiros nessa árdua luta de promoção da saúde da categoria policial federal. O  homenageado é APF aposentado e dentista por formação.

O APF Sebastião Moreira, iniciou o SAMOPS no início dos anos 2000, nas dependências da SR/RJ, durante um período abrigou atendimento  médico, psicológico e fisioterápico e depois seu funcionamento ficou restrito a odontologia, posteriormente devidos as demandas da Superintendência o funcionamento do projeto  teve seu fim deixando a categoria órfã de atendimento. “Hoje volto a sonhar. Quando se sonha com o coração, o sonho não acaba; ele ressurge. Esse momento é um novo recomeço para a esperança de assistência à saúde do servidor, que sempre sofreu muito sem um departamento de psicologia. Hoje voltamos a sonhar”, declarou Sebastião Moreira, que em vários momentos de sua fala ressaltou o problema vivido hoje pela Polícia Federal com o alto número de suicídios.

Estiveram presentes professores e alunos do IBMR, o Diretor Financeiro do SSDPFRJ, Fábio Teles, a Diretora de Patrimônio, Janaína Magalhães , o Presidente do Sindicato dos Policias Civis do Estado do Rio de Janeiro Márcio Garcia, e diversos sindicalizados. O Presidente do SSDPFRJ, Luiz Carlos Cavalcante, além da homenagem, discursou sobre o número de suicídios na Policia Federal: “Se a polícia Federal fosse um país, hoje seria o 4º maior em suicídio no mundo, os índices são alarmantes e o Sindicato cumpre mais uma promessa de campanha inaugurando esse espaço para dar todo o apoio necessário ao associado”, explica .  

O ex-Presidente do Sindicato, o APF, Hermínio Leite  Ferreira Almeida (Leite)  esteve presente na solenidade e declarou. “Essa sede renasce hoje de forma  muito bacana. O sindicato nem sempre tem o objetivo de crescer no quesito  patrimônio. Essa diretoria está crescendo, sim, e investindo no nosso patrimônio maior,  a vida. Por isso, parabenizo ao Presidente Luiz Carlos e a diretoria”. 

O Coordenador do Departamento de Psicologia, o Psicólogo Salvador Juliano, falou um pouco sobre a sua luta pela saúde psicológica, a fim de amenizar os efeitos causados pelo estresse do trabalho policial. “Quando fui convidado pela Janaína, fiquei muito feliz em iniciar esse projeto, pois faço o meu trabalho com amor e empenho. Estou contando com a ajuda de todos, pois não é fácil, mas amo o que faço e farei o melhor”, discursou Salvador Juliano. Ele contará com a parceria do IBMR e com o apoio da coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade, professora Andrea Saraiva, que demonstrou total comprometimento com o trabalho que será realizado.

 O Departamento de psicologia já está agendando atendimentos. Para fazer seu agendamento entre em contato por email: psicologia@ssdpfrj.org.br, ou ligue para 21 2203-5200. O atendimento acontece de segunda a sexta, exceto quinta feira mediante agendamento prévio.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”112″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Notícias