SSDPFRJ homenageia servidores: o verdadeiro orgulho do Departamento de Policia Federal

4 de julho de 2016

            O SSDPFRJ abriu suas portas, no dia 30 de junho, para o resgate da história da entidade fundada em 1990 e que comemorou seu Jubileu de Prata de Fundação. Neste dia histórico a Diretoria Executiva realizou uma AGE às 13:00h para fazer, como determina o Estatuto, um relatório das principais atividades desenvolvidas neste período de quase um ano de mandato.

        “É uma honra para mim e para toda diretoria ter promovido um dia tão especial, pois podemos homenagear a prata da casa. Servidores que deram a vida em prol da categoria e da sociedade, seus melhores anos foram dedicados ao povo brasileiro. Precisamos nos lembrar destas pessoas. Eu costumo dizer que uma instituição sem história é uma instituição sem memória, fadada a nulidade. Por isso, também vamos inaugurar a Galeria dos Presidentes, em espaço nobre. Projeto de campanha desta diretoria que agora torna-se realidade, para valorizar o Sindicato que completou 25 anos de luta, suor em prol da categoria.”, explica Luiz Carlos Cavalcante.

            A pós a abertura o presidente apresentou o vídeo e slides com as principais atividades da Diretoria Novo Tempo, no ano de 2015 e 2016, até a presente data, dentro do mandado 2015/2018. Tendo destaque para vídeo institucional, com três minutos e meio, que hoje já possui cerca de 200 visualizações em três dias. O presidente apresentou da campanha aos projetos de comunicação da diretoria e as inúmeras vitórias do jurídico, que hoje é uma dos pontos fortes desta gestão. Após a apresentação, o presidente abriu a solenidade para realizar a primeira imposição da Medalha do Mérito Policial Federal, honraria máxima da Entidade, a servidores da Polícia Federal que se aposentaram no decorrer desta gestão e outros, que embora aposentados há mais tempo, são decanos da entidade ou se destacaram em outros seguimentos. Um dos destaques foi o APF aposentado Sebastião Antonio Miranda, que dá nome ao auditório do Sindicato e têm 91 anos, o mesmo recebeu a medalha e ficou emocionado:

          “Eu tenho 37 anos dentro da Polícia Federal, todos os meus tios foram da polícia e eram negros iguais a mim, graças a Deus! Eu quero falar para vocês o seguinte: eu peguei uma época muito difícil, o racismo. Ele continua disfarçado. O cara te abraça, mas depois sai falando mal de você. Essa homenagem me deu uma alegria que eu não sei explicar, que vocês não podem imaginar, só fiz amizade na Polícia Federal. Vou completar 91 anos, mas se eu for embora amanhã, meu coração vai leve.” Discursa o APF aposentado Sr. Sebastião Antonio Miranda.

           As mulheres também se fizeram presentes e a Servidora Rita Cristina Guimarães agradece a atitude da Diretoria. “Eu agradeço ao Sindicato pela atitude de homenagear as mulheres, pois o departamento ainda é muito machista. Para conseguirmos trabalhar no nível de igualdade é muito difícil, por isso, com certeza, receber essa homenagem é muito importante para mim, que hoje represento todas as mulheres do departamento.”, Explica Rita Guimarães.

             Após as falas e homenagens foi inaugurada a Galeria de Presidentes do SSDPFRJ, que como nas demais Instituições e Órgãos Públicos, faz justa lembrança aqueles que de alguma forma colaboraram na construção da história do SSDPFRJ desde sua fundação. A Galeria fica na entrada principal do SSDPFRJ.

Notícias