O SSDPFRJ elegerá na AGE marcada para a próxima quarta-feira (27/04), a partir das 13h, o novo Conselho de Ética da Entidade, tendo em vista o término do mandato dos atuais Conselheiros. Serão eleitos cinco membros: 03 (titulares) e 02 (dois) suplentes para um mandato de três anos. Para candidatar-se basta o associado se inscrever durante a Assembleia.
A função precípua do Conselho é zelar pelo efetivo cumprimento do Código de Ética da Entidade (que pode ser visualizado no site do SSDPFRJ), e apreciar representações em face de dirigentes, conselheiros e associados, aplicando eventuais punições previstas no Código, sempre assegurado o contraditório, a ampla defesa, e assim submetendo as decisões à Assembléia Geral.
Os atuais Conselheiros cujos mandatos se encerram, elaboraram um comunicado a categoria onde abordam os pontos principais da sua atuação nos últimos três anos. Confira: Oficio 15-2016-CE –
COMUNICADO DO CONSELHO DE ÉTICA – SSDPF/RJ
Comunicamos a todos os associados que a atual gestão do Conselho de Ética está concluindo seu ciclo ao completar o período estipulado pelo Código de Ética do SSDPF-RJ (Art. 23).
Há três anos, após longo período de inoperância do Conselho de Ética por falta de eleição dos seus componentes, em AGE ocorrida no auditório da SR/RJ no dia 14 de março de 2013 foram eleitos os atuais integrantes: Paulo de Faria Leirinha (Presidente), Carlos Alberto de Mello e Marco Antonio Tabuquini (Membros efetivos), Ana Dulce Mendes Ferreira e Ebner Jose Storto (Suplentes).
Com grata satisfação destacamos que nesse período (2013-2016) foram conduzidos e decididos pelo Conselho de Ética 8 (oito) processos de representação, cujas respectivas decisões foram expostas em Assembléias Sindicais que contaram com quantidade expressiva de sindicalizados. Após suas exposições, e submetidas a votação, todas as decisões foram aprovadas por imensa maioria dos associados. Muitas dessas deliberações tiveram importante repercussão e foram fundamentais para garantir o respeito ao Estatuto do nosso Sindicato, possibilitando o funcionamento de administração legítima e, afinal, consolidando processos mais democráticos e transparentes no âmbito do SSDPF/RJ.
Recentemente, no dia 2 de março, em reunião do Conselho de Ética com a Diretoria Executiva, o Presidente do Sindicato informou que serão adotadas as providências necessárias à realização de eleições para renovação do Conselho de Ética na próxima AGE, que será convocada pelo Sindicato com ampla divulgação entre os associados.
Por fim, cabe-nos solicitar a todos os sindicalizados conscientes e que não integram a Diretoria Executiva e nem o Conselho Fiscal (estes impedidos de compor o Conselho de Ética por força do Art. 24 do Cód. Ética), que considerem a possibilidade de se candidatar e colaborar integrando esse importante Conselho. De toda forma, todos devem participar da próxima eleição ao menos elegendo criteriosamente os candidatos que julgarem mais adequados, a fim de mantermos um Conselho de Ética digno e que possa continuar cumprindo sua função com independência e responsabilidade.
Paulo F. Leirinha
Carlos Alberto de Mello
Marco Antonio Tabuquini