Uma nova turma composta por 15 aposentados da PF/RJ recebeu, nesta terça-feira (15/12), pistolas com as respectivas cautelas, após realizar treinamento no Stand de Tiro da SR/RJ. A atividade ocorre depois da publicação da Portaria 13.456, em outubro, que possibilitou o acautelamento de pistolas Glock 9mm de propriedade da PF para uso pessoal de policiais aposentados. Esta iniciativa veio em decorrência de solicitação feita em 2018 pelo SSDPFRJ para que a SR/RJ oferecesse treinamento de tiro periódico para os aposentados.
“O Sindicato estava pressionando, lembrando à SR/RJ da promessa feita e esse movimento foi importante para nós, porque reconheceu nossa existência e nossa necessidade. Eu tenho muitas armas, mas há policiais que não podem comprar”, lembrou o APF aposentado, Hugo Cordeiro.
Aposentado desde 2013, o APF Wilson Ferreira Pinna era mais um a comemorar esse direito conquistado. “É sensacional essa união, essa atitude de manter o aposentado com arma acautelada. Preserva a nossa segurança e a de terceiros, porque, quando você se aposenta, não desempenha mais a função, mas continua sendo policial”, falou.
O treinamento foi feito em duas partes. A primeira, consistia em limpeza, montagem e desmontagem da pistola. A segunda, abordou treinamento básico, envolvendo disparo de tiro preciso e tiro rápido.
As armas disponibilizadas acompanham munição apenas para treino e têm, no mínimo, cinco anos de uso podendo ser trocadas pela SR/RJ, após completar 10 anos de utilização.
Novas turmas estão planejadas para janeiro ou fevereiro de 2021.