Prova de vida pode ser feita por meio digital a partir desta terça (01/06)

1 de junho de 2021

Aposentados e pensionistas do INSS agora poderão fazer a prova de vida por meio digital. O procedimento obrigatório e anual, que estava suspenso desde março do ano passado por causa da pandemia de Covid, voltou a ser exigido a partir desta terça-feira (1º/06). No entanto, para realizá-lo digitalmente é necessário que o aposentado, pensionista ou anistiado político civil do Poder Executivo Federal e beneficiário do Regime Próprio de Previdência Social já tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem não tiver a biometria cadastrada, deve ir à agência bancária onde recebe o provento ou benefício, com CPF e documento com foto.

A prova de vida digital acontece por meio do aplicativo SouGov.br (https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/servidor/sou-gov), substituto do Sigepe Mobile, que será desativado nesta quinta-feira (03/06). A comprovação digital é realizada por meio da validação facial, conforme instruções no aplicativo. Pelo SouGov.br é possível acompanhar o resultado da prova de vida depois de concluído o procedimento.

Quem não fizer a prova de vida do INSS terá o pagamento do benefício previdenciário suspenso. Os pagamentos voltarão a ser bloqueados a partir de junho para os beneficiários que não fizerem prova de vida.

Para mais informações acesse https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/prova-de-vida/prova-de-vida

Notícias