Primeira turma de aposentados da PF do Estado do Rio recebe cautela da pistola Glock após publicação de Portaria

24 de novembro de 2020

 

Aconteceu na quinta-feira (19/11) da semana passada, a entrega formal da pistola Glock para a primeira turma de policiais aposentados da PF do Estado do Rio de Janeiro, após a publicação da Portaria 13.456, que dispõe sobre a posse de armas para uso pessoal de policiais aposentados. Antes da entrega e da cautela formal dos armamentos, houve treinamento de tiros.

A Portaria entrou em vigor em outubro deste ano e está diretamente relacionada aos treinamentos periódicos para aposentados, que ocorrem no Rio, há, pelo menos, três anos.  “A cautela de arma foi também uma vitória do Sindicato, pois sempre batalhamos pela implementação de uma política de valorização dos aposentados”, afirmou o presidente do Sindicato, o EPF, aposentado, Gladiston Silva, que também solicitou a cautela e cuja instituição ofereceu um café da manhã aos presentes.

“É um marco, um divisor de águas, um direito que a gente conseguiu, mas que ninguém é obrigado a exercer. Os policiais estão se sentindo lembrados. É uma oportunidade de retornar, de fazer um treinamento, de ter um bem que é da instituição. Infelizmente, há colegas que não têm condições de comprar uma arma. O treinamento é fundamental para quem tem arma e anda armado”, explicou o instrutor de tiro, o APF Rogério Fidélis.

O APF, aposentado, Cunha também considera a posse de arma e o treinamento periódico uma conquista para os inativos. Ele faz coro com os colegas ao dizer, que, mesmo aposentado, não deixa de ser policial. “Sou policial. Isso está no sangue. Eu não consigo sair de casa desarmado. Sempre estou pronto para que, acontecendo alguma situação, eu tenha capacidade de reagir a contento”, disse.

Serão marcadas mais datas nos próximos meses para serem entregues novas armas. O treinamento pode ser marcado diretamente no stand de tiro, que ocorre a cada três meses e depende da disponibilidade do aposentado. O telefone para contato é (21) 2203-4491.

Notícias