A reunião foi acertada neste domingo, em um encontro de Temer com ministros e parlamentares na residência oficial do presidente da Câmara. A ideia é que o encontro de terça sirva como última etapa de debate interno do governo com sua base, antes de o relator da reforma, deputado Arthur Maia (PPS-BA), fechar a versão final de seu texto. Temer se encontraria ainda na noite deste domingo com o relator no Palácio do Jaburu.
O documento a ser apresentado por Maia na comissão se tornará público na noite do dia 17, em um jantar que Temer oferecerá no Palácio da Alvorada aos cerca de 400 deputados da base.
Durante o almoço deste domingo, os ministros presentes – Bruno Araújo (Cidades), Antônio Imbassahy (Governo), Raul Jungmann (Defesa) e Mendonça Filho (Educação) – chegaram a discutir a possibilidade de seus partidos fecharem questão sobre a proposta do governo. O Planalto espera que ao fim da discussão interna, que foi marcada por concessões do governo, os deputados da base acompanhem a posição do relator.
Como a Esplanada é formada basicamente por ministros políticos, o Planalto vem os pressionando a conversar diariamente com os deputados de seus partidos e com outros com quem tenham relação. A reforma ainda enfrenta grande resistência entre os deputados. Para evitar mais dissenso, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, desaconselhou inclusive que senadores fossem chamados a participar da reunião desta terça-feira.
Fonte: Época Negócios