Presidente do SSDPFRJ destaca a importância de um novo modelo de polícia no I Congresso Nacional dos Agentes de Polícia Judicial da União

16 de setembro de 2022

O Presidente do SSDPFRJ e Vice-presidente da Fenapef, Luiz Carlos Cavalcante participou nesta sexta-feira (16/09) do último dia do I Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União, realizado no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), na Sede do Poder Judiciário carioca. Na palestra “Polícia Judicial: o modelo de polícia do Brasil, raízes históricas e as mudanças necessárias no modelo brasileiro”, o agente de Polícia Federal há 25 anos, especialista em Direito Penal e Processual Penal e Execução de Políticas Públicas em Segurança Pública ressaltou a importância do momento presente em que uma nova polícia, a Judicial, nasce através da Resolução 344 de 2020 do CNJ.

“É fundamental entender o modelo de polícia brasileiro para evitar os erros do passado e estruturar uma Polícia Judicial moderna e articulada que vem preencher uma lacuna institucional importante e fortalecer o sistema de segurança pública do país”, destacou Cavalcante.

Sobre o modelo de segurança pública atual, Cavalcante explicou que ele é ineficiente, burocrático e ultrapassado. “Nós, da Fenapef, defendemos a estrutura de carreira única para todas as polícias, como nas Polícias americanas, com a entrada por concurso público na base da corporação, (como a PRF), a desburocratização da investigação, sem a obrigatoriedade do bacharel em Direito no comando, tornando a investigação mais técnica e menos jurídica e burocrática, e ainda, o ciclo completo da atividade policial, enumerou o presidente do SSDPFRJ.

Cavalcante agradeceu o convite recebido pelo presidente da Agepoljus Roniel Andrade. Na mesa integrada pelo APF, estava também o representante da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e o Juiz de Direito do TJ-RS e atualmente Juiz Instrutor no Gabinete da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro.

Notícias