Frente de Agentes da PF quer mais profissionais no Congresso Nacional e nas câmaras legislativas pela modernização da segurança pública e por maior rigidez no combate à corrupção
O projeto de renovação política encabeçado por policiais federais para 2018 será lançado nesta terça-feira (22), em Brasília (DF), em evento para profissionais de segurança pública, autoridades, parlamentares e jornalistas. A Frente dos Agentes da Polícia Federal – ou Frente da Lava Jato, em alusão à operação iniciada em 2014 que notabilizou o trabalho dos agentes – lançará cerca de 30 pré-candidatos às eleições para Congresso Nacional e para as câmaras legislativas.
A iniciativa conta com incentivo da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Segundo o presidente da entidade, desde 2016 a Fenapef recebe inúmeras manifestações populares pedindo maior representatividade dos agentes da PF na política. “A população confia que os policiais federais podem ter um papel decisivo no combate à corrupção nos ambientes de tomada de decisão”, avalia.
Segundo o Flávio Werneck, pré-candidato a deputado federal pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS-DF), o objetivo é a formação de uma bancada suprapartidária que vai defender os principais temas de interesse da população brasileira. “Buscamos promover o combate à corrupção e lutar por uma real melhoria no sistema de segurança pública em todo o Brasil”.
Bibiana Orsi (PPL-PR), uma das apostas dos policiais federais no Paraná, acredita que o Congresso precisa de pessoas que lutem pela valorização dos operadores de segurança pública. “Vejo a representatividade política dos policiais federais como uma possibilidade de tirar nosso País desse círculo vicioso de corrupção e impunidade”.
Site
Durante o evento também será lançado o site oficial do projeto, onde os eleitores brasileiros poderão conhecer os ideias, propostas e candidatos da Frente nos vários estados para os cargos de senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.
Nomes
Na lista de pré-candidatos estão: pelo Rio Grande do Sul, Ubiratan Sanderson e Marco Monteiro; por Santa Catarina, Edgar Lopes; pelo Paraná, Bibiana Orsi e Márcio Pacheco; por São Paulo, Eduardo Bolsonaro e Danilo Balas; pelo Rio de Janeiro, Sandro Araújo e Plínio Ricciardi (um dos “Gêmeos da Federal); por Minas Gerais, Cláudio Prates; pelo Espírito Santo, o Policial Rodoviário Federal (PRF), Edmar Camata; pela Bahia, Anderson Muniz; por Alagoas, Flávio Moreno; por Pernambuco, Jorge Federal; pelo Rio Grande do Norte, Katrin Paiva; pelo Ceará, Odécio Carneiro; pelo Maranhão, Aluísio Mendes; pelo Pará, Marinho Cunha; por Roraima, Barroso; pelo Acre, Jamyl Asfury; pelo Amazonas, Alzenir Araújo; pelo Amapá, Jorielson; por Rondônia, Bosco da Federal; pelo Mato Grosso, Rafael Ranalli; pelo Mato Grosso do Sul, Renée Venâncio e André Salineiro; por Goiás, Suender; por Tocantins, Farlei Meyer; pelo Distrito Federal, Flávio Werneck e Policial Federal Santiago.
Outros nomes também poderão ter apoio do grupo, por terem pautas semelhantes à da Frente, como os policiais federais Amorim (PB); Daltro Veras (CE); e Arouck (DF); e os PRFs Frederico França (PE) e Nicoletti (RR).
Serviço
Lançamento da Frente dos Agentes da Polícia Federal
Data: 22 de maio
Hora: às 18h30
Local: Clube da Amagis/DF – Setor de Clubes Sul, Trecho 2 – Brasília (DF