Policiais federais prenderam um foragido da Operação Dominação II, deflagrada em dezembro de 2015 pela Polícia Federal (PF). O homem, de 37 anos, é considerado como o principal operador financeiro da organização criminosa que foi alvo da operação e atuava diretamente na lavagem de dinheiro oriundo do desvio de verbas públicas e do tráfico de drogas na Região dos Lagos.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi preso sem resistência no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio. A prisão foi uma ação coordenada entre policiais federais do Rio e da Delegacia da Polícia Federal em Macaé.
A Operação Dominação II foi deflagrada pela PF, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) estadual e a Receita Federal, no dia 03 de dezembro de 2015. O objetivo da ação foi desarticular uma organização criminosa que atuava na Região dos Lagos, lavando dinheiro proveniente do desvio de recursos públicos e ainda do tráfico armas e drogas.
Cerca de 110 policiais federais cumpriram, naquele dia, 14 mandados de prisão, 4 mandados de condução coercitiva e 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e na capital fluminense. Houve também o sequestro de mais de R$ 20 milhões em bens do grupo, incluindo prédios, terrenos, dezenas de veículos e dinheiro em espécie.
Verificou-se que o esquema criminoso envolvia empresários e agentes públicos da região que agiam divididos em dois núcleos: o primeiro era composto por responsáveis pelo desvio dos recursos públicos; e o segundo estruturado para fins de lavagem de dinheiro.