As instalações da Delegacia de Polícia de Imigração do Rio de Janeiro foram transferidas para o aeroporto Santos Dumont
A Polícia Federal acatou a recomendação do MPF (Ministério Público Federal) para agilizar o atendimento a refugiados no Rio. Agora, as instalações da Delegacia de Polícia de Imigração do Rio de Janeiro foram transferidas para o aeroporto Santos Dumont, onde estão sendo prestados os atendimentos aos estrangeiros.
Além disso, outras medidas estão sendo tomadas para agilizar os atendimentos, como o incremento de pessoas e equipamentos. O objetivo é reduzir as dificuldades enfrentadas pelos migrantes.
As solicitações de refúgio, que tinham suas agendas atualizadas pelo Núcleo de Cartório da PF, e as prorrogações de protocolos de refúgio, que eram submetidas ao atendimento comum e dependiam de agendamento ou senha, são agora atendidas com prioridade. Para isso, basta preencher previamente um formulário no site da Polícia Federal, conforme novo Sistema de Registro Nacional Migratório.
O MPF se baseou na denúncia do Programa de Atendimento a Pessoas Refugiadas e Solicitantes de Refúgio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro sobre os diversos obstáculos enfrentados pelos imigrantes. A recomendação também considerou a crescente população de estrangeiros que são, em sua maioria, provenientes de países em grave situação de direitos humanos.