Nutricionista do SSDPFRJ relaciona mudanças na alimentação a melhorias na qualidade do sono

6 de junho de 2022

Enfrentar dificuldades para dormir é uma realidade comum a muitos brasileiros, incluindo os policiais. Exercendo atividade com alto nível de estresse, a profissão impõe muitas vezes um estado de alerta que dificulta o relaxamento necessário para o momento do sono e requer escalas de plantão que podem alterar a rotina.

Para amenizar estes problemas, o SSDPFRJ conversou com a nutricionista Vivianne Machado que atende no Departamento de Nutrição do Núcleo de Atenção à Saúde. Ela explica que é possível, a partir de mudanças na alimentação, melhorar a qualidade do sono.

“O sono e a alimentação fazem parte do metabolismo do nosso corpo. Logo, há uma relação direta entre o que comemos e qualidade de sono adequada”, afirma.

Entre os alimentos que ajudam a ter uma boa noite de sono, Vivianne aponta os ricos em triptofano, magnésio e vitamina C. “O triptofano está presente no salmão, nozes, grão de bico, banana, chocolate e mel. O magnésio pode ser encontrado no arroz integral, alho, ameixa seca, kiwi e espinafre. Já a vitamina C, encontramos em frutas como laranja, tangerina, pera, morango, abacaxi”, enumera.

O Departamento de Nutrição do SSDPFRJ foi fundado na Gestão (2018-2021) presidida pelo EPF aposentado Gladiston Silva e pelo então vice, o APF Luiz Carlos Cavalcante, hoje, respectivamente, diretor de patrimônio e presidente do Sindicato. Para agendar sua consulta, que é gratuita aos associados, basta ligar no 2203-5200.

Notícias