Nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ sugere alimentação para o verão

14 de dezembro de 2020

Com o aumento da temperatura e a proximidade do verão, dar preferência a alimentos frescos como frutas, verduras e legumes que estão disponíveis em maior oferta e são fáceis de digerir é mais do que indicado. A sugestão é da nutricionista Kristyanne de Lima Alves, que atende mensalmente no Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ.

No entanto, todo cuidado é pouco com a higiene e a manutenção dos mantimentos, pois os casos de doenças transmitidas pelos alimentos (DTA) são muito comuns nessa época. “É preciso cautela por causa da falta de controle de temperatura, até mesmo nos restaurantes. Há proliferação de bactérias”, explica.

Assim como a nutricionista recomenda alimentos frescos no verão, ela desaconselha os muito ricos em gorduras saturadas e as preparações com alto teor de gordura, como mocotó e rabada. “Não recomendo em nenhuma época, sobretudo no verão”, diz.

Pensando na alimentação como aliada da saúde e em bons hábitos alimentares, Kristyanne especifica os cuidados necessários para se manter a imunidade em dia e, com isso, evitar doenças. Primeiro, ela esclarece que a imunidade começa no intestino.

“Alimentos processados, alta ingestão de açúcar, gordura e álcool, sedentarismo e o uso contínuo de medicamentos prejudicam a integridade da mucosa intestinal, alterando significativamente a imunidade. Já ingerir própolis, cúrcuma, Ômega 3, probióticos específicos, vegetais crus e reduzir a ingestão de proteínas ajuda muito nesse processo, lembrando que a atividade física também é importante para criar imunidade”, recomenda.

Os agendamentos com a nutricionista podem ser feitos pelo telefone (21) 2203-5200, com a recepcionista Daniela. O serviço é totalmente financiado pelo Sindicato para os seus associados. Os atendimentos ocorrem na segunda 3ª-feira do mês, das 11h às 16h, na sede da Rua do Acre, nº 47.

Notícias