No mês do Setembro Amarelo, psiquiatra e presidente do SSDPFRJ abordam a questão do suicídio no contexto da segurança pública

13 de setembro de 2022

Setembro é o mês da Campanha “Setembro Amarelo” da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) que visa à conscientização da sociedade sobre os transtornos mentais e a prevenção ao suicídio. Desde 2015, quando assumiu a gestão do SSDPFRJ o presidente Luiz Carlos Cavalcante, hoje na sua segunda gestão (2021-2024), adota uma política de cuidado com a saúde do servidor.

“A dedicação e os investimentos do SSDPFRJ justificam-se, pois o suicídio, no contexto da segurança pública, é preocupante, já que afeta os policiais oito vezes mais do que a população em geral, como foi relatado no 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, declara o presidente, Luiz Carlos Cavalcante.

O coordenador do Departamento de Psiquiatra e Medicina Ocupacional do SSDPFRJ, o psiquiatra Elcio de Carvalho, explica que o suicídio caracteriza-se por ser um ato impensado.

“O suicídio é um momento. O impulso vem por três premissas: o sofrimento é impossível de ser superado, é interminável e insuportável. Mas eu acrescento que isso é uma ilusão”, afirma.

O SSDPFRJ está participando da Campanha Setembro Amarelo, em parceria com a SR/RJ e no dia 22, vai realizar a palestra “Psicopatologias adquiridas em função da atividade policial” apresentada pelo psicólogo Salvador Juliano e que contará com o especialista e professor do IBMR, Carlos Linhares. Será às 14h, no auditório da SR/RJ. Venha participar!

Notícias