No mês do Outubro Rosa, SSDPFRJ enfatiza necessidade do controle do estresse como prevenção ao desenvolvimento de doenças como câncer

18 de outubro de 2022

Outubro é o mês da Campanha Outubro Rosa que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é a que mais atinge mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo pesquisa do Inca, foram estimados 66.280 novos casos de mulheres afetadas, no ano passado.

A doença está associada a componentes comportamentais como obesidade, envelhecimento e estilo de vida. Na segurança pública, o estresse na vida policial das mulheres, o estado de alerta, envolvimento com o perigo e a responsabilidade de portar arma, assim como as obrigações do dia a dia, podem fragilizar estas profissionais, que são dedicadas ao trabalho, e deixá-las mais vulneráveis à doença.

O médico do trabalho e psiquiatra do SSDPFRJ, Elcio de Carvalho, explica que o estresse contínuo pode provocar o aparecimento de algum tipo de câncer, como o de mama. “O estresse modifica o sistema imunológico que protege o organismo das células cancerígenas. Então, abre-se para possibilidades de desenvolvimento de tipos de câncer”, explica o médico.

Sendo assim, ele aponta algumas medidas de proteção contra os altos níveis de estresse. “O sono tem que ser diferenciado, lazer e atividades físicas precisam existir como uma opção segura. Para isso, a instituição deve liberar a profissional”, afirma.

Notícias