No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, SSDPFRJ alerta para fatores de risco da doença como tabagismo e consumo excessivo de álcool

27 de julho de 2022

O dia 27 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A enfermidade é a terceira mais incidente nos homens brasileiros ficando atrás apenas do câncer de próstata e pulmão. A doença engloba uma série de tumores malignos diagnosticados na boca, língua, faringe, laringe, esôfago, garganta, nasofaringe e tireoide. O psiquiatra e médico do trabalho, Elcio de Carvalho, que atende no Núcleo de Atenção à Saúde do Sindicato fez esclarecimentos sobre a doença.

“O abuso do álcool, o tabagismo e a exposição a doenças sexualmente transmissíveis como o HPV são fatores de risco para este câncer e também estão associadas às doenças emocionais, como transtornos do humor. Portanto, é importante não subestimar esses distúrbios que aumentam em muito a vulnerabilidade a outras doenças”, alertou o médico.

Os sintomas variam conforme a localização do tumor. Na região da cabeça, boca e face, podem aparecer lesões com sangramento, manchas brancas na boca, dor no local, sangramentos pelo nariz, dores de cabeça frequentes e dormência nos músculos da face. Na região do pescoço, os tumores podem causar rouquidão, nódulos na região, alteração na voz e dificuldade para engolir.

“Estes tumores podem demorar a dar sintomas em fases iniciais. Muitas vezes são diagnosticados em estágios avançados quando já apresentam mudanças físicas aparentes”, explica o médico do SSDPFRJ.

O profissional de saúde afirma que a prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados no combate à doença. A primeira inclui adotar hábitos saudáveis como manter a higiene bucal em dia, ter uma alimentação balanceada e fazer visitas regulares ao médico. Já o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%.

Para marcar sua consulta com o médico, que atende gratuitamente os sindicalizados e faz encaminhamentos para outros especialistas, se for o caso, basta ligar no 2203-5200.

Notícias