No Dia do Policial Federal, sindicalizados contam o que fazem para aliviar o estresse da profissão

16 de novembro de 2022

Novembro é o mês de homenagear os Policiais Federais. Homens e mulheres que fazem da Polícia Federal uma das instituições mais respeitadas do país. O SSDPFRJ celebra o Dia do Policial Federal (16/11) com alguns sindicalizados e sindicalizadas que mostram o que fazem para driblar o estresse da profissão.

A APF Ana Paula Paes Leme, lotada no NSD, e o APF Luiz Aversa, na Deldia, recorrem aos exercícios físicos. “A liberação de endorfina propiciada pela prática regular de atividades físicas melhora consideravelmente a qualidade do sono, a concentração, a disposição, e por consequência, a aparência. É um santo remédio”, avalia o APF Aversa.

A policial também gosta de aproveitar o tempo livre para ficar com a família, ir a exposições, peças de teatro, shows, fazer terapia e investir nos estudos em psicologia. “Acho que todo mudo deve passar por algum processo de autoconhecimento”, afirma Ana Paula.

A APF Adriana Costa, lotada na Delecor, também gosta de se exercitar e não deixa de incluir atividades prazerosas na rotina, assim como o EPF Willam Albuquerque, da Descentralizada de Volta Redonda. Ela gosta de pedalar e ir à praia. Ele treina jiu-jitsu, corre e se aventura em voo livre.

Aposentado, o APF Ribamar Pereira encontrou no treinamento de cães um trabalho e também uma maneira de ter bem-estar e satisfação. “Treinar cães é uma atividade prazerosa. É intenso e exige dedicação continuada, então queimo calorias e preciso ter bastante energia”, explica ele.

O APF Leonardo Borges e o EPF aposentado Mauro Frejat têm em comum o talento pelas artes. O agente é escritor e sua participação, no ano passado, com o conto “Sonhos” lhe rendeu o 7º lugar no Prêmio Internacional Pena de Ouro. Na música, o escrivão Frejat canta e toca violão. “O instrumento é um grande companheiro e sempre ajuda a aliviar o estresse”, conta.

Notícias