Hoje, 28 de outubro, comemora-se o dia do Servidor Público, data instituída em 1939, quando o trabalho desses profissionais foi regulamentado. O SSDPFRJ aproveita a ocasião para homenagear os policiais federais e agentes administrativos que fazem parte da Polícia Federal. São homens e mulheres que honram o funcionalismo público e contribuem para que a Polícia Federal seja uma das instituições mais confiáveis da sociedade.
A EPF Flávia Santos, lotada na Delegacia Fazendária, completa 25 anos de PF em 2021. Ela considera que o serviço público precisa ser mais valorizado pelo governo. “São dias difíceis. A sociedade nos reconhece, mas acho que o nosso valor está sendo julgado de forma incorreta. Existem prestações de serviços ruins, mas, ainda mais se tratando da Polícia Federal, é um serviço que tem sido de muita utilidade para a sociedade”, observa a EPF.
Exercendo atividade-meio na Polícia Federal, os agentes administrativos são também indispensáveis para a força e o prestígio que a PF goza na sociedade. Um dos servidores mais conhecidos da SR/RJ, o atual chefe do setor de Recursos Humanos, Antônio Carlos Nery Santos, veio transferido da PF de Brasília para a carioca em 1991.
“Eu conheço a Polícia a fundo. Peguei todas as transições, desde a máquina de escrever, calculadora até o computador. É um órgão de excelência e o meu perfil se encaixou nesse órgão porque sempre fui dedicado, trabalho com eficiência e gosto de lidar com o público. São características importantes no serviço público”, afirma o servidor carinhosamente conhecido como Carlinhos.