Dia dos aposentados

24 de janeiro de 2024

 

No Dia dos Aposentados, o SSDPFRJ homenageia aqueles que dedicaram a vida pela PF e reforça os esforços para que o policial federal veterano seja valorizado

Nesta quarta-feira (24/01), comemora-se o Dia Nacional do Aposentado e durante a primeira gestão (2015-2018) do atual presidente, Luiz Carlos Cavalcante, a política de valorização do servidor aposentado sempre foi prioridade e, hoje, relembra a trajetória de algumas vitórias sindicais destinadas aos homens e mulheres que ajudaram a construir a história da Polícia Federal.

“A nossa política de valorização continua, incessante, para ratificar que policiais federais veteranos sejam respeitados e lembrados, pois, sem eles, não estaríamos no patamar de credibilidade que temos hoje, em toda parte, por todo o Brasil”, disse Cavalcante.

O SSDPFRJ retorna a memória e relembra, logo na primeira gestão (2015-2018) do atual presidente, que uma das ações que revigorou a autoestima dos aposentados, de cunho inédito, foi a criação da “Medalha do Mérito Policial Federal”, priorizando uma categoria específica para homenagear os aposentados.

O reconhecimento desta categoria deve estar em todas as partes. Por isso, a Diretoria do SSDPFRJ avançou na luta, para a mudança das novas regras de acesso à SR/RJ para os policiais veteranos e servidores aposentados, que eram qualificados como “visitantes” na hora de ingressar no prédio da PF. Desde então, o SSDPFRJ, em uma busca incessante, conseguiu a entrada dos servidores aposentados por meio do controle biométrico na SR/RJ, como servidor da ativa, o que traz dignidade aos polícias veteranos.

A cautela de pistola Glock foi uma conquista para os policiais aposentados, concedida pela administração da PF, em 2020, através do resultado de um pleito do SSDPFRJ, ainda na gestão do EPF aposentado, Gladiston Silva (2018-2021), e do então vice-presidente, APF Luiz Carlos Cavalcante, que, hoje, na atual gestão, busca uma reabertura do prazo para novas cautelas de pistola.

“Foi muito louvável a iniciativa do Sindicato, em conjunto com a administração da Polícia Federal. Engrandece a todos. Nós, aposentados, nos sentimos acolhidos em pertencer ainda aos quadros da Polícia”, relembrou EPF aposentado Adner Martins.

Ainda na gestão do presidente reeleito, Luiz Carlos Cavalcante (2015-2018 e 2021-2024), o Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, passou a oferecer gratuitamente a avaliação psicológica para o Sindicalizado aposentado que precisa renovar seu porte de arma. O procedimento é obrigatório, desde 2006, para qualquer pessoa que deseje ter o registro e/ou porte de arma de fogo ou renovar seu porte de arma.

“Compartilho, aqui, meu agradecimento ao Sindicato pelo serviço oferecido aos sindicalizados no Núcleo de Atenção à Saúde. Submeti-me à avaliação psicológica para a renovação de porte de arma e deixo registrado o serviço competente do psicólogo Salvador Juliano na atividade. Achei a avaliação muito pertinente em todas as suas etapas. Parabéns à diretoria”, elogiou o APF aposentado, Ronaldo Ferreira Sampaio.

Após um longo período de lutas e tratativas protagonizado pelo SSDPFRJ, os servidores aposentados da PF/RJ, por intermédio da Portaria 1387/2021 – SR/PF/RJ, podem utilizar as vagas de estacionamento externas, mediante a prévia obtenção de um QR Code para a identificação no veículo.

Também foram reservadas duas vagas internas para uso do servidor aposentado da PF, localizadas em área de fácil acesso, no pátio interno da Superintendência da PF/RJ, em frente à Delegacia de Dia.

Notícias