Fenapef reúne representantes sindicais em Brasília

16 de maio de 2014

Começou nesta terça-feira, dia 13, em Brasília, a Assembleia Geral Extraordinária realizada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) com representantes sindicais de todos os estados brasileiros, para discutir os novos rumos do movimento reivindicatório dos escrivães, papiloscopistas e agentes da PF. A AGE vai até quinta-feira, 15, quando serão divulgadas as medidas que a categoria deve tomar para alcançar seu objetivo. O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro é representado pelo presidente em exercício, André Vaz de Mello. Segundo a Fenapef, em seu primeiro dia a AGE discutiu as ações coletivas já interpostas pela Federação, a reestruturação de carreira e outros assuntos de interesse da categoria.

O Presidente da Fenapef, Jones Leal, informou que, antes da AGE, esteve no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com o Vice-Presidente, Luís Boudens, onde solicitaram empenho do Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, para atender as demandas dos policiais. Mendonça negou que exista uma proposta acima dos 15,8%, conforme afirma o Diretor-Geral da Polícia Federal.

Quanto ao reconhecimento das atribuições como de Nível Superior com a responsabilidade e complexidade dos cargos, o Secretário disse que “reconhece o pleito e analisará tudo o que foi proposto”. Então, estamos esperançosos com um possível avanço”, relatou o Vice-Presidente da FENAPEF, Luís Boudens. As negociações continuam, e, caso evoluam, os resultados serão debatidos e encaminhados à base.

Esteve presente num momento da AGE, o Presidente da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (ANSEF), João Malaquias Antunes, que fez alguns esclarecimentos e afirmou apoiar a FENAPEF: “Não vamos ser subservientes a ninguém, estamos de mãos dadas com a Federação, pois lutamos pelos mesmos propósitos, que são melhorias para todos os policiais”, destacou Antunes.

Além dos pontos já citados, os representantes da categoria apresentaram várias propostas durante a reunião, como a formulação de um sistema de troca de informações entre os sindicatos para tratar sobre o ajuizamento de ações judiciais no sentido de uniformizar as estratégias.  Também foi sugerida a confecção de camiseta para uso nas repartições do DPF e a intensificação de manifestações.

As deliberações serão feitas no último dia da AGE, que acontecerá na quinta-feira. “Qualquer decisão mal analisada enfraquecerá a negociação, por isso, peço que haja reflexão dos assuntos discutidos na assembleia”, concluiu o Presidente da FENAPEF, Jones Leal.

Notícias