Agentes Federais do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, que estão em missão para os Jogos Olímpicos 2016, compareceram em peso na manifestação de domingo, (31), em Copacabana, para divulgar a PEC 361 que trata da estrutura de carreira nos moldes do FBI, para o fortalecimento da Polícia Federal como organização policial de excelência e de melhor atendimento à ;s expectativas da sociedade no campo da segurança pública. Durante a manifestação foram distribuídos panfletos, cartazes e camisetas, além da coleta de 1.500 assinaturas, em quatro horas de evento. São 375 assinaturas por hora, o que mostra que no quesito participação sindical: agentes, escrivães e papiloscopistas merecem medalha de ouro na modalidade apoio a categoria.
No decorrer da manifestação convocada por movimentos sociais e que transcorreu de forma pacífica, o presidente da FENAPEF Luiz Antônio Boudens e o presidente do SSDPFRJ Luiz Carlos Cavalcante, juntamente com a sua diretoria, entregaram pessoalmente panfletos e deram explicações a população sobre as dúvidas que ainda pairam sobre a PEC.
Não só a população local, mas também a imprensa nacional e internacional tiveram de forma detalhada explicações sobre a proposta de Emenda Constitucional. Desta vez, os policiais contaram com uma grande estrutura, com direito a trio elétrico fornecido pela FENAPEF, barraca para coleta de assinaturas e infraestrutura de apoio, com água, refrigerantes e camisetas para os Servidores do Departamento de Polícia Federal que compareceram ao evento.
A manifestação contou com a presença do Deputado Federal Jair Bolsonaro que demonstrou o seu apoio a PEC 361, entre gritos da população: “Bolsonaro presidente do Brasil!!”. Os brados de apoio ao Deputado, não ofuscaram a fala do Presidente do SSDPFRJ, Luiz Carlos Cavalcante que subiu no trio elétrico, logo após o Deputado Bolsonaro e defendeu que a atuação dos agentes é apartidária e visa a efetiva punição dos casos de corrupção e enfatizou que caso a PEC 361 seja aprovada, a nova estrutura em carreira única e a meritocracia darão muito mais poderio e eficiência às investigações feitas pela Polícia Federal.