Seguindo o exemplo das entidades de representação nacional, sindicatos e associações estaduais e regionais que representam operadores das forças de segurança pública no estado do Rio de janeiro, fundaram nesta segunda (13) a União dos Policiais do Brasil regional para o Rio de Janeiro (UPB/RJ).
A UPB/RJ nasceu fortalecida com a presença de policiais civis, federais, e rodoviários federais de todos os cargos, DEGASE, DESIPE, BOMBEIROS E GUARDAS MUNICIPAIS.
O Objetivo inicial da UPB/RJ é buscar a integração completa com a UPB Nacional e mobilizar os operadores de segurança pública e a sociedade civil para fazer o enfrentamento à tentativa de retirada da atividade de risco da Constituição Federal pela PEC 287 (reforma da previdência) que garante a esses profissionais regras diferenciadas de aposentadoria em razão do risco de vida diário.
Como primeira atividade da UPB/RJ, foi convocada uma assembleia geral unificada de todos os sindicatos e associações que a compõem para amanhã (15) às 10:00h na porta da ALERJ. O evento que acontecerá simultaneamente em todo o Brasil, e poderá aprovar um indicativo de paralizações, mobilizações e manifestações para as próximas semanas em todos os estados do país, caso o governo não retire a segurança pública do texto base da PEC, assim como fez com os militares e polícias militares dos estados.
A UPB/RJ é formada pelas seguintes entidades: ABMERJ, APOERJ, APPOL-RJ, ADPF, ANEPEF, ANSEF/RIO, COLPOL-RJ, SIND-DEGASE, SIND-GUARDAS, SIND-SISTEMA, SINDELPOL-RJ SINDPOL-RJ, SINDPF-RJ, SINPRF-RJ, SSDPF-RJ.