Em dia de #tbt, SSDPFRJ relembra os sete anos da Operação Lava-Jato

18 de março de 2021

Ontem (17/03), a maior investigação sobre corrupção da história do país completa sete anos e, em dia de #tbt, o SSDPFRJ não poderia deixar de relembrar essa Operação tão marcante. Deflagrada em março de 2014, a Operação Lava-Jato foi conduzida pela Polícia Federal e foi responsável por devolver bilhões aos cofres públicos, além de condenar e prender mais de cem pessoas entre doleiros, deputados, governadores e empresários.

A Operação começou em Curitiba (PR) unificando quatro investigações que apuravam a prática de crimes financeiros e desvio de recursos públicos. Teve desdobramentos por todo o país e ganhou destaque nos noticiários pelo volume de dinheiro que movimentou e ao alcançar pessoas influentes do cenário político e econômico nacional, que foram punidas, principalmente, por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa e associação criminosa.

Encontraram-se irregularidades e contratos vultosos na maior estatal do país, a Petrobras, e em empreiteiras, como a Andrade Gutierrez e a Odebrecht. A Lava-Jato contou com 80 fases operacionais que foram autorizadas, entre outras, pelo então juiz Sergio Moro, um dos nomes que ganhou notoriedade por seu trabalho na Operação.

O nome da Operação fazia referência a uma rede de lavanderias e um posto de gasolina usado para movimentar valores de origem ilícita.

Notícias