Diretoria do SSDPF/RJ trabalhou firme para resolver pendências e deixar administração em ordem

5 de maio de 2015

Desde que assumiu, em agosto de 2013, a atual Diretoria do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ) tem trabalhado intensamente, sem medir esforços para deixar em ordem as muitas pendências identificadas em todos os setores, tanto na sede administrativa quanto na sede campestre de Pedra de Guaratiba. Além de investir firme nas frentes da administração, um grupo de dirigentes sindicais do Rio muito atuou e fez com que a instituição se destacasse em nível nacional, sendo a segunda a conseguir encaminhar, proporcionalmente, o maior número de deputados ao Congresso para votar a favor da MP 650, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Para que a categoria conheça melhor o trabalho dos dirigentes, o Sindicato apresenta as principais metas alcançadas nesses 20 meses de gestão da atual Diretoria.

Entre as realizações na sede administrativa, a Diretoria regularizou contas bancárias e aplicações, quitou a dívida com a Prefeitura do Rio e efetuou o pagamento das guias apontadas em aberto pelos órgãos públicos, constando nos arquivos como pagas, mas com indícios de fraudes. Para conferir e atestar as ações, foram feitas duas auditorias contábeis, uma de 2008 a 2012 e outra já em 2013, que originou diversos processos administrativos e judiciais contra ex-diretores. Seguros como o do veículo Corolla e do imóvel da Avenida Venezuela, que estavam em atraso quando a atual Diretoria assumiu, foram quitados e postos em dia, o mesmo acontecendo com a documentação do Kit gás da Kombi, que passou por reparos.

Melhor logística – Até serviços básicos, como o de telefonia e de TV a cabo, apresentavam problemas, com os dirigentes se empenhando e conseguindo resolver, definitivamente, as constantes interrupções nas linhas telefônicas, além de identificar os contratos e os pontos de instalação da SKY. Nesse processo, o sinal foi desligado e os equipamentos instalados recuperados, com a quitação dos pagamentos via boleto bancário dos sindicalizados sem margem ou com problemas junto ao SIAPENET. As linhas Nextel foram canceladas, restando apenas a que serve ao Jurídico.

Administrativo – Dentro da linha de por em dia o administrativo, foram adotadas ações que levaram profissionalismo à sede administrativa, como a instalação de relógio de ponto para registro do expediente dos funcionários com revisão dos valores de passagens e a implantação do vale-transporte e da folha de pagamento por meio de conta-salário.

Conselho de Ética – Reforçando as ações de transparência que marcaram a atual gestão, houve a criação do Conselho de Ética, com a realização de auditoria de todos os processos, bem como sugestão de mudanças e correções de equívocos por meio da implementação do Departamento Jurídico.

Cadastro – A Diretoria investiu fundo na organização e atualização do cadastro dos sindicalizados, dentro dos moldes do sistema de controle INFOBR, adotado por outros sindicatos e subestimado na alimentação de dados no SSDPF/RJ. Completamente restaurado, o sistema é hoje ferramenta básica de pesquisa e suporte do SIAPENET, permitindo o recadastramento com sucesso do Sindicato junto ao SIAPENET, responsável pelo repasse das contribuições mensais dos sindicalizados. Como frente de conforto e segurança, a Diretoria transferiu a conta corrente para o Banco do Brasil, uma vez que o anterior, o Santander, terminou com o posto que funcionava dentro da Superintendência Regional (SR/RJ), representando um risco aos funcionários do Sindicato que precisassem sacar dinheiro.

Organização geral – A arrumação da casa não deixou de fora nem mesmo a reorganização da forma de pagamento a prestadores de serviços, que passaram a atuar por contrato. A Diretoria conseguiu ainda sanear as contas contábeis, com a organização dos pagamentos, encargos e guias de recolhimento diversas, cancelando as linhas Nextel e mantendo apenas a que serve ao Jurídico. No Samops, o Sindicato desenvolveu parceria disponibilizando a funcionária da Recepção para checagem dos que, realmente, são sindicalizados e dependentes. Com essa ação, o repasse ao Samops passou a ser feito de forma controlada, por meio de mais orçamentos comparativos.

Mais produtividade – O aluguel da Rua do Acre, cujo imóvel encontrava-se sem uso, abandonado e gerando despesas, foi implementado e o imóvel foi recuperado pelo inquilino. Além disso, foi feita uma revisão no quadro de funcionários da sede, com a contratação de empregados comprometidos, com nível de escolaridade adequado aos cargos e análise de currículos. Um escritório de contabilidade, de acordo com o perfil dos serviços necessários e desejados pela Diretoria também foi acertado.

Foram renovados ainda: o quadro de advogados, assim como o serviço de telefonia do local, com a implantação do sistema Velox, com a inclusão de linhas e aparelhos celulares sem custo individual. A moralização das compras de suprimentos para o Sindicato também foi adotada com o objetivo de alinhar os preços mais baixos e qualidade dos produtos adquiridos, evitando, ao máximo, compras no comércio do entorno. Uma nova postura no órgão foi tomada, usando a racionalidade na retirada de valores para o caixa pequeno, sendo que até a presente data não se viu necessidade de sacar R$ 9 mil por mês para pagamentos em espécie.

Comunicação – A Diretoria de Comunicação Social também passou por mudanças, reconfigurando a equipe que deu início à reestruturação do site do Sindicato, trabalho feito por uma empresa contratada e que prossegue com as adequações às necessidades da instituição, tornando-o mais dinâmico. A partir da atualização de dados cadastrais dos servidores, o setor conseguiu ampliar os canais de comunicação com os sindicalizados, implantando em 2o14 suas redes sociais: Facebook, Twitter, Whatsapp e Instagram. Com essas ferramentas de comunicação, o Sindicato aumentou expressivamente sua inserção em movimentos sociais, em busca de aumentar o apoio da categoria e da mídia a possíveis mobilizações.

Equipamentos – Hoje o Sindicato tem uma estrutura de qualidade que consta de extintores, geradores de energia, nova mesa telefônica de design moderno e funcional, bebedouro elétrico com manutenção e troca de peças inclusas em contrato e máquina fotocopiadora e scanner, com o serviço de dedetização realizado regularmente.

Organização de arquivos – Está em andamento a reorganização dos arquivos encontrados em total desordem, com importantes documentos recolhidos em caixas empilhadas na Tesouraria entre folhetos de propaganda, CDs e cartões de visitas. 

Sede campestre de Guaratiba passa por reformas e aquisições

Localizada em Pedra de Guaratiba, a sede campestre também ganhou atenção especial desta gestão. Opção especial de lazer para associados, dependentes e convidados, a unidade de 22 mil m² de área tem 20 suítes para hospedagem, quadras esportivas (basquete, vôlei, futebol de campo e futebol de areia), parque infantil, quatro piscinas, toboágua e churrasqueira. Em 2014, a sede recebeu diversas obras, como a reforma do salão de festas, a recuperação do piso e madeiramento, limpeza geral de todo o jardim e pintura, até mesmo de piso, como no salão de festas e na cozinha. Foi dada baixa em todo o material inservível e recuperado o muro lateral que, frágil, havia desabado com chuvas fortes. Em paralelo, houve a baixa de todo o material inservível e a recuperação do muro lateral que, frágil, havia desabado com chuvas fortes.

Mas há muito mais, como a recuperação de para-raios e a instalação de novos, com a ampliação da área coberta e a recuperação das redes elétricas em pior estado de conservação; da rede hidráulica com substituição de tubulação; e das piscinas com limpeza, substituição das bombas e contratação de empresa para manutenção e disponibilização de guarda-vida. Passaram também por reparos os portões automáticos e interfone, com a instalação do sistema CFTV com DVR e novas câmaras de gravação de imagens via internet. As suítes receberam manutenção em geral, contando agora com catálogo dos itens, Regulamento e iluminação externa.

Assim como na sede administrativa, a sede campestre teve instalação de relógio de ponto com respectivo no-break e foram regularizados o horário e a escala dos funcionários. Um contrato de manutenção para serviços de CFTV, interfone e portões também foi fechado, assim como a recarga de todos os extintores e a compra de uma TV de LED para o salão do casarão, roçadeira, lava-jato, itens de cozinha, telefone sem fio, ferro elétrico, protetores de colchões, ventiladores e material esportivo com controle de uso. A Internet foi reativada e um bebedouro foi adquirido, com inclusão de manutenção e troca de peças. Documentos encontrados empilhados em algumas salas, muitos deles já destruídos, foram organizados. As casas de bombas foram reconstruídas, com vazamentos nas descargas das suítes reparados e a caixa d’água identificada pelo perito como item de insegurança foi desativada. ; conserto da mesa de pingue e pongue e implantação do caixa pequeno para despesas urgentes.

Normas de Uso – Com as melhorias, o Sindicato conseguiu aumentar o número de hospedagem. Tanto que criou as Normas para o Ingresso e Uso da Sede Campestre e incluiu na programação de 2015 mais serviços de manutenção no espaço, rico em áreas verdes e tranquilidade, com diárias bem atrativas.

 

 

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