Dia Mundial de Combate ao Câncer: conscientização e prevenção ajudam reduzir a mortalidade
Nesta terça-feira (4/02), comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O SSDPFRJ conversou com os profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde para alertar os sindicalizados sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O psiquiatra e médico do trabalho, Dr. Elcio de Carvalho, que atende no Núcleo de Atenção à Saúde do Sindicato, afirma que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%. “A maior arma contra o câncer continua sendo o tempo”, aconselhou.
Dr. Elcio faz um alerta para os principais sintomas: caroços sob a pele, dores atípicas, alteração do intestino ou da micção, sangramentos, feridas ou verrugas que crescem rapidamente, fadiga sem motivo, dificuldade para engolir ou náuseas frequentes.
A nutricionista Vivianne Machado afirma que a alimentação adequada é um divisor de águas no tratamento e na prevenção contra o câncer. “Alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras, ajudam a manter a integridade do nosso corpo”, concluiu a nutricionista.