20 de setembro de 2024

SSDPFRJ promove evento alusivo ao “Setembro Amarelo”, em parceria com a SR/RJ

O SSDPFRJ realizou, nesta quinta-feira (19/09), no Auditório da SR/RJ evento alusivo à “Campanha Setembro Amarelo”, que contou com palestras de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio.

O Secretário Geral, EPF Iranilmo Melo Lopes, representou a Diretoria do SSDPFRJ e lembrou que o Sindicato está de portas abertas aos servidores da PF e conta com profissionais qualificados para atender os pacientes com a absoluta descrição.

O coordenador do Departamento de Psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde do Sindicato, o psicólogo Salvador Juliano, palestrou sobre “A dinâmica das mudanças psicológicas e comportamentais na formação da ideação suicida” e citou o objetivo do evento.

“O maior objetivo deste evento é fazer com que os colegas percebam quando o próximo está precisando de ajuda. Nunca duvide da capacidade de alguém para se matar”, concluiu o psicólogo.

O psiquiatra Élcio Carvalho, que integra o Departamento de Psiquiatria do Núcleo de Atenção à Saúde, abordou o tema “Emergências médicas em suicidas”. De acordo com o psiquiatra, apenas o ato suicida é uma emergência. Na Psiquiatria, “somos agentes de vida, em relação aos colegas. Detectar um comportamento suspeito pode salvar alguém da morte”, finalizou o psiquiatra.

O agente administrativo Paulo César Carvalho elogiou o trabalho de conscientização do Sindicato. “Por trás do distintivo, existe um ser humano, que teme não conseguir voltar para casa a cada operação. Isso mexe com a cabeça e, sem o devido acompanhamento, pode desencadear um ato suicida”, expressou.

O SSDPFRJ investe nesse cuidado com os sindicalizados desde que implementou o Departamento de Psicologia, na primeira gestão do ex-presidente, e atual vice-presidente, Luiz Carlos Cavalcante (2015-2018).

Os atendimentos de psicologia e psiquiatria são oferecidos de forma gratuita no Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ. Para agendar com a psicologia, basta ligar para cel. (21) 9994-32891, e com a psiquiatria, ligue para cel. (21) 2203-5200.

 

           

Notícias