21 de junho de 2024

Policial Federal aposentado lança seu primeiro livro, um romance histórico

O PPF aposentado  Marcelo Almeida da Silva  está lançando o seu primeiro livro aos 56 anos. A Obra “Nhorrã, rastros e caminhos da escravidão”, fala sobre o romance entre Cosme e Merenciana que acontece durante a passagem do trabalho escravo para o “livre” no Brasil. O romance narra os últimos momentos de escravizados e suas novas vidas na antiga Corte, em breve, no Rio de Janeiro, capital da nova República. O livro também aborda as relações de família,  amizade e ancestralidade na senzala.

O PPF Marcelo Almeida está aposentado da Polícia Federal há 4 anos, onde trabalhou e contribuiu positivamente durante 17 anos. Durante sua aposentadoria, o policial decidiu tirar do papel um projeto que tinha há bastante tempo: escrever um livro em formato de romance que contivesse toda sua experiência literária acumulada durante a vida. O policial, formado em Ciências Sociais e especialista em Políticas Públicas na área de segurança, contou ao SSDPFRJ como foram as etapas de criação. “Sempre vivi uma vida de leitura intensa desde a infância e para inspirar ainda mais a Obra, li mais de 20 livros com informações das quais eu precisava. A ideia era explorar a criatividade de um romance, mas com a responsabilidade de não exceder nenhuma informação que não fosse validada historicamente”, contou o escritor.

De acordo com o autor, o livro é uma tentativa de entender o Brasil atual através da história, olhar para as relações sociais, políticas e raciais que ainda estão presentes nos dias atuais com os olhos no passado. Entre os assuntos abordados estão assédio sexual, perseguição policial, ancestralidade, exclusão social e posicionamento político. Nhorrã, Rastros e Caminhos da Escravidão, propõe reflexão e análise sócio-política.

O livro está disponível para compra na plataforma Amazon, através do link.  E nas Livrarias físicas: Livraria da Travessa (Unidade Botafogo), na Rua Voluntários da Pátria 97, Rio de Janeiro – RJ e Livraria Blooks, no Espaço Itaú de Cinema Praia de Botafogo 316, Rio de Janeiro – RJ.

Notícias