O SSDPFRJ enfatiza o importante trabalho dos policiais federais na luta contra os crimes ambientais
No mês de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A Polícia Federal luta diariamente para combater crimes ambientais que ameaçam a vida selvagem e a biodiversidade, atuam na repressão a crimes contra a flora, especialmente de desmatamento ilegal.
O APF Leonardo Rosemberg Costa Amaral, atualmente lotado no Núcleo de Operações da Delegacia do Meio Ambiente na SR/RJ, conversou com SSDPFRJ e contou sobre a satisfação em exercer esta função. Ele contou que se sente realizado e extremamente feliz na Delegacia do Meio Ambiente (DMA), tanto pela equipe que faz parte quanto pelo relevante trabalho que a Delegacia realiza.
“Tentamos proteger bens e vidas que poucos entendem o valor. Ainda falta conscientização das pessoas para a importância de preservar nossas ricas e extensas fauna e flora. Nosso trabalho, não é só de punir as pessoas que desrespeitam e não cumprem a legislação ambiental, mas também de conscientizar o maior número de pessoas para a importância do meio ambiente no equilíbrio do mundo e da nossa sociedade”. O APF Leonardo acredita que o meio ambiente é tão ou mais importante que as novas tecnologias, daí, a importância da divulgação dos trabalhos realizados pela DMA.
O APF fez questão de citar a ausência de rotina nessa função, o que, segundo ele, ainda deixa o ofício ainda mais interessante. “O crime ambiental não tem fronteira, e há poucas pessoas e órgãos atuantes no combate. Então, é necessário sempre estar disponível para viagens, mesmo que curtas, no dia a dia, para ajudar e juntar forças com outras pessoas”, disse o policial.