.

15 de março de 2024

A força e a presença da Mulher no Núcleo de Segurança de Dignitários da Polícia Federal

Considerado um dos setores mais estratégicos da Polícia Federal, o NSD da PF possui em seus quadros mulheres policiais com alto grau de especialização e atuação.

A vice-presidente do SSDPFRJ (2021-2024), a APF Janaína Magalhães é uma delas. Hoje chefe substitua do Núcleo de Segurança de Dignitários (NSD/RJ) da Polícia Federal, têm mais de 20 anos de experiência, entre ida e vindas no NSD. Como professora da disciplina, na Academia Nacional de Polícia (ANP), a APF forma professores há mais de 15 anos.

Para Janaína, é motivo de orgulho ter tido a oportunidade de defender a soberania do Brasil. “A nossa função no NSD é muito específica e gratificante, porque muitas vezes estamos defendendo realmente a soberania de outro país e do nosso também”, avaliou a APF.

Outra mulher que tem destaque nesta disciplina é a APF Gláucia de Carvalho, que está em missão na Presidência da República. Desde 2003 faz a segurança de homens e mulheres, que são autoridades, mostrando a importância da mulher ocupar cargos e funções estratégicas em nossa sociedade.

“É importante salientar que nós, mulheres, fazemos também segurança dos homens (autoridades/dignitários), que ocupam cargos de grande importância no Brasil e no mundo, sendo necessária a presença da mulher na segurança aproximada.”, ressalta a APF Gláucia.

Este ano, o Rio de Janeiro vai ser a Sede do G20, encontro dos chefes de Estado das maiores economias do planeta e o Núcleo de Segurança de Dignitários da Polícia Federal têm um papel importante nesse evento, pois, é o responsável por manter a segurança e a integridade física de presidentes, diplomatas e visitantes oficiais estrangeiros em missão.

O papel desempenhado pelas APFs Janaína e Gláucia contribuiu para o protagonismo da mulher no quinto episódio da série documental “Os Federais”, produzida pela TV Brasil/EBC, em 2022.

Notícias