.

8 de janeiro de 2024

 

O NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SSDPFRJ ALERTA SOBRE O CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO APÓS AS FESTAS DE FIM DE ANO

O Núcleo de Atenção à Saúde faz um alerta aos sindicalizados após este período festivo: a carência de alimentos saudáveis pode aumentar a ingestão de sódio e bicarbonato em excesso, acabando por deixar de lado os legumes, as verduras, as frutas e fibras.

Por conta disso, o Departamento de Nutrição do SSDPFRJ, fundado na gestão (2018-2021), presidida, na época, pelo EPF aposentado Gladiston Silva e pelo atual presidente, Luiz Carlos Cavalcante, que era, então, seu vice –, aborda a importância de uma alimentação para prevenir que o colesterol atinja níveis inadequados, por meio da nutricionista Vivianne Machado, que preparou dicas para manter a rotina de alimentação saudável após o período das festas de Natal e Ano Novo.

A nutricionista Vivianne orienta que alimentação saudável deve estar presente durante todo o ano, principalmente após muitos dias de ingestão de alimentos gordurosos. Para ela, não há a necessidade de se deixar de confraternizar, mas é necessário dosar a ingestão de alimentos ricos em açúcar. “Não podemos, como profissionais, nos tornar fiscais dos nossos pacientes. Temos que dar autonomia para que eles possam fazer as suas escolhas”, explica.

De acordo com a nutricionista, é necessário ter a ajuda de um profissional. “O policial, na maioria das vezes, possui dias tensos e corridos. Com isso, não é difícil vê-los procurando locais com maior oferta de alimentos calóricos. Para suprir a carência de alimento e de energia necessária para dar continuidade ao dia de trabalho. Com isso, as escolhas como frituras, comidas ricas em sódio e bicarbonato (adicionado pelos restaurantes nos alimentos) e o excesso de carboidratos acabam sendo uma escolha, deixando de lado a oferta de legumes, verduras, frutas, fibras”.

Porém, o SSDPFRJ vem, há cinco anos, oferecendo, de forma gratuita, o acompanhamento nutricional, disponível a todos os sindicalizados para garantir bem-estar e longevidade. Vivianne Machado oferece orientação nutricional aos sindicalizados do SSDPFRJ, para proporcionar seu bem-estar físico e mental.

O atendimento ocorre às terças-feiras, das 13h às 17h. Para agendar, basta ligar para (21) 2203-5200.

Notícias