.

18 de novembro de 2022

Através do Núcleo de Atenção à Saúde, o SSDPFRJ disponibiliza uma rede de cuidados gratuita para a saúde dos sindicalizados. No mês da Campanha Novembro Azul, essa prática é reforçada com o objetivo de alertar para a prevenção ao câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.

O psiquiatra Elcio de Carvalho, coordenador do Departamento de Psiquiatria e Medicina do Trabalho, explica que, quando descoberto no início, as chances de cura para o câncer são maiores. “Após os 45 anos, os exames de prevenção devem ser feitos todo ano, pois facilitam o diagnóstico precoce”, esclarece.

O Departamento de Psicologia, coordenado pelo psicólogo Salvador Juliano, oferece o suporte à saúde mental, fundamental para que o paciente se mantenha bem durante o diagnóstico, no tratamento e também no prognóstico.

A alimentação equilibrada aliada a um estilo de vida saudável também colabora na prevenção da doença. A nutricionista do SSDPFRJ, Vivianne Machado, recomenda uma dieta rica em alimentos naturais como vegetais, legumes e frutas e a prática regular de atividade física. “É importante evitar alimentos ultra processados como os industrializados, a bebida alcóolica e o cigarro”, alerta ela.

Notícias