SSDPFRJ participou do “Setembro Amarelo” com ação na SR/RJ e palestra na Sede Administrativa

3 de outubro de 2017

O SSDPFRJ promoveu na última quinta-feira, dia (28/09), as ações do “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção do suicídio, que a diretoria do SSDPFRJ todo ano faz questão de participar, demonstrando a importância de se desenvolver estratégias de promoção para a qualidade de vida, educação, proteção e manutenção da saúde mental do Agente de Polícia Federal. Uma das ações cruciais dessa diretoria foi a criação do Departamento de Psicologia do SSDPFRJ, que conta com o apoio dos alunos do curso de psicologia do IBMR, universidade parceira do Sindicato. Na última quinta-feira a campanha ganhou força dentro da SR/RJ com panfletos informativos, distribuídos pelos alunos do IBMR, para os servidores do DPF, convidando a todos a participar da palestra “Qualidade de Vida e Prevenção ao Suicídio” que aconteceu as 14hs no auditório do SSDPFRJ.

A palestra realizada pelo Psicólogo, Salvador Juliano, abordou sobre às técnicas que podem ser usadas pelos servidores do DPF para identificar os transtornos emocionais e mentais, em um momento difícil. Um dos temas abordados na palestra foi a Síndrome de Burnout, que assume uma concepção multidimensional, cuja manifestação se caracteriza por esgotamento emocional, redução da realização pessoal no trabalho e despersonalização do profissional. A Síndrome de Burnout é tão grave quanto à depressão e pode desencadear um quadro suicida, além de esgotamento, afastamento emocional e abuso do álcool, sintomas que dão um alerta para identificar a doença.

O APF Altair Gambati esteve presente ao evento e falou da importância da informação, “não tinha ideia que a palestra seria tão importante. Conhecer para ajudar e orientar é fundamental”. Já Anne Silva contou um pouco de sua experiência pessoal, “eu acho importante porque passei por essa situação na família. É uma carga muito grande e não sabíamos como lidar, acabamos perdendo a luta. Muitas pessoas pensam em se matar, por problemas cotidianos”. O  Secretário Geral, Gladiston Silva, acompanhou a palestra e agradeceu a presença dos alunos do IBMR, e também  exaltou a importância do evento”.

“O SSDPFRJ vai continuar fazendo a sua parte, que é oferecer todo o suporte necessário para os associados obterem apoio e esclarecimento, não podemos estar cegos as dificuldades de trabalho que enfrentamos todos os dias e o quanto isso nos causa esgotamento emocional, precisamos  ajudar e o sindicato está a disposição  da categoria”. Ressaltou Gladiston Silva.

Notícias