SSDPFRJ marca presença em nova rodada de debates do CONSPERJ

1 de fevereiro de 2016

        O SSDPFRJ em reunião no CONSPERJ, no dia 26/01/2015, na sede da Sede da Secretária de Estado de Segurança do Rio de Janeiro convidou Major-PM Leonardo, Mazurana Superintendente de Ensino da Secretaria de Segurança, para contribuir sobre a Formação do Profissional da Segurança Pública, tema que está sendo debatido no GT Legislação. O Major, pela manhã, apresentou relevantes contribuições ao Grupo Temático ao palestrar sobre o processo de ensino que envolve as formações dos policiais civis e militares. Os conselheiros do GT puderam tirar dúvidas sobre as metodologias empregadas na formação policial e os critérios de escolha dos docentes, bem como das grades curriculares de cada curso.

           Na segunda rodada de reuniões do CONSPERJ, durante os debates e palestras, foi apresentado um sistema de controle das ações da Polícia Militar que contribui para a pesquisa em disparo de arma de fogo. O sistema é desenvolvido pela UFRJ, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, e seus dados são sigilosos.

          O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro, através de seu representante, Gladiston Silva, se mostrou preocupado com o uso dos dados do sistema uma vez que, se o interesse fosse a utilização dos dados na esfera administrativa e penal, então poderia ocorrer um esvaziamento desse projeto com o engessamento da PM. O representante da UFRJ deixou claro que o sistema não tem o viés punitivo e afastou a possibilidade de utilização dos dados sigilosos contra o PM.

          O interesse do programa é identificar as causas da excessiva utilização de disparo de arma de fogo durante as missões policias e, com o estudo do fato, possibilitar a diminuição dessa ação em favor da sociedade. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 23 de fevereiro, quando deverá ser convidado o Diretor de Ensino da Acadepol para contribuir com os trabalhos do GT, que tem como tema proposto para o primeiro semestre de 2016, a Formação dos Profissionais da Segurança Pública.

Notícias