SSDPF/RJ busca parceria com a PUC/RIO para Programa de Assistência Psicológica e Prevenção ao Suicídio

21 de setembro de 2015

             “Um gatilho. Basta somente um gatilho, um trigger em inglês, para que uma situação negativa, de nossa vida, desperte fatores que levem ao suicídio”. Com essa frase o professor e Representante Discente do Doutorado da PUC/RIO, Luis Anunciação, abre a reunião que surge de um convite feito pela Diretoria, através do Departamento de Comunicação do SSDPF/RJ, para construir um projeto ambicioso: criar um para Programa de Assistência Psicológica e Prevenção ao Suicídio para os associados do SSDPF/RJ. Na reunião estavam presentes, o Presidente Luiz Carlos Cavalcante e o Diretor Financeiro Fábio Renê Teles. A expectativa da Diretoria é que o projeto saia do papel, em breve, e fique a disposição nas instalações da antiga sede do SSDPF/RJ, que fica na Rua do Acre.

            A proposta de parceria entre a PUC/RIO e o SSDPF/RJ é utilizar o  know-how  de mais de 62 anos de criação do primeiro curso de graduação e pós-graduação em Psicologia no Brasil. “A PUC/RIO entra com a metodologia da Terapia Cognitiva Comportamental e seu SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) , que possui  cerca de 700 alunos graduandos e professores, altamente especializados, para ajudar no que for possível na melhoria psicológica e emocional dos associados do Sindicato”, propõe o professor Luis Anunciação.

           A demanda para este tipo de serviço no Sindicato é muito forte. Segundo dados da FENAPEF, no ano de 1999 a 2003 foram apuradas oito ocorrências dentro do quadro de servidores da Polícia Federal. De 2005 a 2009, foram registrados dez casos. Já entre os anos de 2010 a 2014 foram 22 ocorrências de suicídios, o que representa 120% de aumento nos casos. “O Sindicato de imediato oferece duas de suas salas na rua do Acre, toda a infra-estruturar e ampla divulgação para que a PUC/RIO possa ajudar, ao máximo, a categoria que tem forte apelo por apoio na prevenção e no combate das doenças psicológicas. Temos que desarmar o gatilho”, explica o presidente Luiz Carlos Cavalcante.

        Esse foi o primeiro passo a ser dado pela diretoria para institucionalizar um programa que terá uma metodologia própria. “Precisamos montar, junto com a PUC/RIO, um projeto de características acadêmicas, para que os resultados sejam mensurados a médio e longo prazo. Precisamos de uma metodologia clara, que será aplicada para os associados do SSDPF/RJ”, ressalta o Diretor Financeiro Fábio Teles. A Coordenadora de Políticas de Saúde e Diretora de Patrimônio do SSDPF/RJ, Janaína Magalhães, não pode comparecer a reunião por obrigações funcionais, mas acompanha de perto o andamento do projeto.

Da esquerda para direita: Dir. Financeiro Fábio Teles, ao centro Presidente Luis Carlos Cavalcanti e Prof. Luis Anunciação
Da esquerda para direita: Dir. Financeiro Fábio Teles, ao centro Presidente Luis Carlos Cavalcanti e Prof. Luis Anunciação.

Notícias