Setembro Amarelo e Síndrome de Burnout: a exaustão que pode matar

9 de setembro de 2021

Em mês de Setembro Amarelo, a campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida, o SSDPFRJ chama a atenção para a Síndrome de Burnout, esgotamento físico e mental intenso relacionado exclusivamente ao trabalho. Este transtorno psíquico de caráter depressivo é definido por estresse devastador que faz o indivíduo sentir-se incapaz e ter até pensamentos suicidas.

Segundo o psicólogo Salvador Juliano, que coordena o Departamento de Psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ desde 2019, o Núcleo vem atuando para combater casos da Síndrome de Burnout. A condição, também chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional”, afeta todas as áreas da vida pessoal.

“A Síndrome do Burnout acaba tendo uma relação estrita com a atividade policial, pois é uma atividade estressante, com muita cobrança de todos os lados, profissional, pessoal e familiar, o que leva o Policial a ter um disparador de ansiedade”, explica o psicólogo Salvador Juliano.

Para tratar com eficiência um transtorno complexo que envolve a saúde física e mental dos policiais e servidores, foi preciso somar ao Núcleo de Atenção à Saúde, o Departamento de Psiquiatria e Medicina Ocupacional. Desde setembro de 2020, o médico psiquiatra Elcio Carneiro Carvalho Junior (CRM 52.54224-8) orienta e atende às mais diversas necessidades médicas dos sindicalizados.

Com 30 anos de experiência atuando com profissionais da segurança pública, o trabalho do médico objetiva ajudar o Policial a lidar com o estresse laboral, a sobrecarga de trabalho e a pressão da instituição, fatores que, em tempos de Covid-19, estão aumentados. O médico oferece sua escuta ativa e isenta em um espaço para o Policial que deseja ser ouvido em suas dificuldades, sejam de ordem profissional ou pessoal.

Na clínica, ele também verifica como o corpo reage ao trabalho. Algumas pessoas desenvolvem doenças como obesidade, síndrome hipertensiva, transtorno gastrointestinal e distúrbio do sono. Sua atuação também acontece no sentido de encaminhar o servidor, caso necessário, a outros especialistas.

O trabalho do Núcleo é para prevenir que a doença se instale, promovendo mudanças para melhorar a qualidade de vida do Policial.

O Departamento de Psiquiatria e Medicina Ocupacional funciona às quartas, das 13h às 16h20. Para marcar consulta, ligar no (21) 2203-5200. Falar com Daniela. Para agendar consultas no Departamento de Psicologia, ligar para o telefone (21) 9994-32891. Falar com Salvador.

Notícias