Setembro Amarelo: é preciso falar sobre o suicídio

26 de setembro de 2019

Na última terça-feira (23), foi realizado o evento do Setembro Amarelo, na SR/RJ, contando com palestras sobre o tema ‘’Prevenção ao Suicídio’’, visando alertar os policiais e servidores sobre o aumento do número de suicídios e transtornos psicológicos entre os policiais federais. O Núcleo de Atenção à Saúde do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal, através do departamento de Psicologia procura colaborar com a saúde mental dos servidores da Polícia Federal, portanto, desde 2015 produz eventos acerca do tema.

O palestrante e psicólogo da Policia Federal, Salvador Juliano, relatou que o evento além de ter obtido uma maior frequência esse ano, contou com um ótimo feedback dos servidores. Ao final da palestra, alguns associados se sentiram mais esclarecidos sobre a situação e agora sabem a quem recorrer quando precisarem desse tipo de ajuda.

É possível perceber que as questões ligadas à saúde psicológica dentro da Polícia Federal são preocupantes, mas durante muito tempo, foi considerado um assunto delicado. O evento se mostrou mais aberto à discussão do tema. Salvador disse que há algum tempo existe uma procura maior por informações sobre o assunto. ‘’É importante criar multiplicadores, pessoas capazes de identificar problemas nos colegas e que saibam a quem recorrer para tomarem as providências necessárias, evitando o extremo. ’’, finaliza o psicólogo.

Notícias