Semana PcD começa com dança e prêmios – APF e Subsecretário da Pessoa com Deficiência do Municipio do Rio de Janeiro, Geraldo Nogueira recebe prêmio Agir PCD

4 de dezembro de 2018

APF e Subsecretário da Pessoa com Deficiência do Municipio do Rio de Janeiro, Geraldo Nogueira, recebe das mãos de Marcos Salles, presidente do Jornal O Dia, o Prêmio Agir PcD pelo seu ativismo social em prol das pessoas com deficiência. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 03/12, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, aos pés do Cristo Redentor.

Rio – O Rio vai ter uma semana inteira dedicada à Pessoa com Deficiência (PcD). As atividades começaram nesta segunda-feira, no Largo da Carioca, onde mais de 200 cadeirantes realizaram uma performance musical e dançante, que arrancou aplausos do público. Prosseguiu à noite, quando o Cristo Redentor recebeu a iluminação azul, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e se estendem até domingo, quando se encerra também o “Sesc Senac apresentam Cidade PCD”, a maior feira de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade do Estado do Rio.

Praia acessível em Copacabana e na Barra da Tijuca e apresentações de dança de salão e samba em estações do Metrô são outras atrações que acontecem ao longo da semana da Cidade PcD. Presidente do jornal O DIA, sócio e responsável pela revista PcD, Marcos Salles destacou a importância da parceria com o Sesc Senac. “Foi um parceiro incrível na realização desse projeto. Sem o Sesc Senac dificilmente a gente poderia realizar”, agradeceu. Salles também ressaltou que a segunda edição da Feira PcD (dias 7, 8 e 9, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova) simplesmente dobrou de tamanho. “Estamos felizes, mas preocupados. Porque a responsabilidade aumenta também”, explicou.

Uma outra novidade foi a entrega do Prêmio Agir PcD aos atletas e personalidades comprometidas com a causa. A cerimônia aconteceu, ontem à noite, aos pés do Cristo iluminado. Entre os homenageados, Helena Werneck, do Instituto Meta Social, Anderson Lopes, atleta paralímpico, Nelson Júnior, da empresa Supereficiente, e Geraldo Nogueira, subsecretário da Pessoa com Deficiência.

Além do Cristo, outros monumentos históricos como o Maracanã, Apoteose, Copacabana Palace, Palácio Guanabara, AquaRio, Catedral, Igreja da Penha, Trem do Corcovado e até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, foram iluminados com a cor azul, símbolo das Pessoas com Deficiência. A segunda edição da Feira PcD vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviços e oferecer palestras, terapias, balcão de empregos, shows, e tecnologias. Entre as novidades que serão apresentadas estão uma casa modelo adaptada, e o OrCan MyEye, aparelho que oferece independência aos deficientes visuais e pessoas com déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down.

A partir de gestos com a mão, o aparelho faz a leitura de textos e imagens. No evento ainda vai acontecer a final do campeonato estadual de basquete adaptado. O encerramento, no domingo, terá show do Padre Omar, com participação do artista Gabrielzinho do Irajá. A expectativa é que a feira, que tem entrada gratuita, atraia 15 mil visitantes.

Fonte: O Dia on line

Notícias