Psicólogo Salvador Juliano realiza palestra sobre saúde mental no auditório da SR/RJ

18 de setembro de 2020

O psicólogo da PF Salvador Juliano, que coordena o Departamento de Psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, falou ao público da SR/RJ sobre Fatores de Risco e de Proteção ao Pensamento Suicida. A palestra aconteceu nesta quinta-feira (17/09), no mês da Campanha Setembro Amarelo.

O APF Leandro Marra, lotado na Delecor, conta que em, 18 anos de Polícia Federal, já perdeu alguns colegas por causa do suicídio. “Eu não sou psicólogo, sou engenheiro. Às vezes, eu noto que o parceiro de trabalho está diferente, mas não sei detectar o que é, não sei como abordar. Sempre achei que faltava um setor especializado que pudéssemos falar com um profissional qualificado que o colega não está bem. O Departamento não tem isso”, revela o APF.

O psicólogo Salvador Juliano pensa que o trabalho de prevenção passa por capacitar servidores administrativos, policiais e funcionários a perceber as mudanças de comportamento dos colegas do departamento e informar ao Setor de Psicologia. “O SSDPFRJ já tinha incrementado a nossa estrutura com o Serviço de Psicologia no Núcleo de Atenção à Saúde do Sindicato e, há duas semanas, inaugurou o Departamento de Psiquiatria e Medicina Ocupacional. Isso era um grande estrangulamento que a gente tinha. Porque há situações em que a pessoa precisa ser medicada”, afirmou.

Notícias