Projeto Café com Política do SSDPFRJ recebe lideranças da área de Segurança Pública Carioca, e discute criação de fórum estadual de entidades

22 de fevereiro de 2017

 Com o objetivo de aproximar as entidades de classe que representam os servidores da segurança pública no estado do Rio de Janeiro, foi realizada  no dia 20 de fevereiro de 2017, a primeira reunião com representantes de diversas entidades classistas fluminenses (SSDPFRJ, SinPRF/RJ, SINDPOL, ABMERJ, GMRIO, ANSEFRJ, COLPOL, APPOL), para discutir a criação de um fórum de debate sobre alternativas à Proposta de Emenda Constitucional (PEC287), que pretende retirar o direito dos profissionais de segurança pública à aposentadoria especial, assegurada no texto da Constituição Federal para os profissionais que exercem atividade de risco.

De acordo com o presidente estadual da Pública Central do Servidor, Marcelo Novaes, esse fórum foi criado em âmbito nacional, mas está sendo replicado em todos os estados. “Precisamos mobilizar e conscientizar a nossa base sobre esse projeto. É importante ter nossas representações no estado para repercutirmos tudo o que está sendo feito pela UPB (União dos Policiais do Brasil) manter essa aproximação, para que possamos desenvolver essas ações não só em Brasília como nos estados também. Em um primeiro momento, nas manifestações do dia 08, verificamos a importância de que esse movimento se replique em todos os estados”, declara Novaes cuja a entidade a qual pertence pretende promover ações em todos os estados da federação para que o movimento chegue à base sindical. “Replicar este fórum em nível estadual, é de suma importância para que o nosso efetivo veja o que está sendo feito. Porque o problema não é só do sistema sindical nacional, mas de todos nós que vamos sofrer as implicações desse projeto” ressalta.

Este encontro teve o objetivo de  manter o pessoal do sistema de segurança público mobilizado. A intenção é criar um fórum permanente, com reuniões mensais, de forma presencial ou virtual, para que haja divulgação e seja implementada ações nacionais e estaduais. Essas ações visam sensibilizar a população, por meio da imprensa e de ações de marketing, para a causa dos servidores dessa área, conscientizando o público da necessidade do regime de aposentadoria especial.

A reunião terminou com perspectivas muito positivas de que as entidades que representam os servidores da segurança pública no Rio de Janeiro não ficarão alheias às dificuldades da categoria e vão reunir forças para lutar pelos direitos desta parcela da sociedade. Estiveram presentes na sede do SSDPFRJ, Marcelo Novaes, presidente estadual da Pública Central do Servidor e representante da SINDPRF/RJ, Ranier de Almeida, presidente do SinPRFRJ, Marcos Novaes, advogado e representante da SINDPOL e ABMERJ, Luiz Alexandre e Júlio Alves da GMRIO, Iranilmo Melo Lopes representando a ANSEFRJ, Raphael Ferrari, Coligação dos Policiais Civis, Alessandra Korenchendler da SINDPOL RJ, Mônica Lima da Associação dos Bombeiros ABMERJ, Gelson Tomaz, representante do Vereador do Rio de Janeiro Jones Moura, al&eac ute;m da presença do presidente Luiz Carlos Cavalcante. O Deputado Federal Daciolo, cuja presença havia sido confirmada, foi obrigado a viajar às pressas para Brasília por convocação partidária mas manifestou apoio ao grupo e solicitou que fosse convidado para outras reuniões.

Notícias