Policial Federal morto em Niterói é reconhecido como herói pela PF

APF Carlos Henrique Ramos Cerqueira foi homenageado com a aposição de sua fotografia oficial na Galeria dos Heróis da PF, em cerimônia realizada na presença de familiares e ex-colegas

13 de julho de 2020

Presidente do SSDPFRJ, Gladiston Silva, com a mãe de Cerqueira, dona Marisa Ramos

O PF Carlos Henrique Ramos Cerqueira, morto em operação, em 2011, na comunidade do Jacaré, no bairro de Piratininga, Região Oceânica de Niterói, após ser vítima de uma emboscada feita pelos criminosos, recebeu a maior das homenagens. Entrou para a ‘Galeria dos heróis do Departamento de Polícia Federal’, na sede da instituição, na Praça Mauá, no Rio, nesta segunda-feira (13).

A cerimônia, em reconhecimento nacional por seus feitos e dedicação em defesa da sociedade e da corporação, foi acompanhada por familiares e ex-colegas presentes. A mãe de Cerqueira, Marisa Ramos, e sua filha, Paola Duarte Cerqueira, emocionadas, fizeram o descerramento do retrato. “Apesar do sentimento pela perda de um filho, estou muito alegre porque meu filho está sendo homenageado, e eu o criei para ser um homem honesto e decente. Ele amava a Polícia Federal, ele sempre quis fazer parte desta instituição”, disse, orgulhosa, dona Marisa.
“Ele amava muito a profissão, era quase que a vida dele. A dedicação de estar na rua fazendo operações complexas e ficar uma semana trabalhando. Tenho certeza que, onde ele estiver, essa homenagem de ter sido reconhecido como um herói o fará feliz”, agradeceu Paola.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento da Polícia Federal do Rio de Janeiro (SSDPFRJ), Gladiston Silva, testemunhou sobre o denodo de Cerqueira na corporação. “O Cerqueira era um agente que tinha uma das melhores qualidades para se trabalhar na ponta, na investigação criminal, ele era um policial extremamente qualificado. Ele se doava para a instituição e para sociedade. Ele tinha a compreensão do nosso juramento de policial federal. De que se for preciso, até a vida, a gente dá para a sociedade se livrar das organizações criminosas que assolam o nosso país. O Cerqueira merece todas as homenagens”, afirmou Gladiston Silva.

Outras homenagens – Esta não foi a primeira homenagem feita a Cerqueira. Em junho de 2018, ele também foi homenageado post mortem, pelo SSDPFRJ. Na ocasião, a viúva, Cristine Dias, recebeu das mãos do então presidente do sindicato, Luiz Carlos Cavalcante (atual vice), uma placa e uma medalha. Cerqueira também foi homenageado pela Câmara Municipal de Niterói, em solenidade presidida pelo PF vereador Sandro Araujo.

Fotografia do policial federal Carlos Henrique Ramos Cerqueira na parede da Galeria de Heróis da Polícia Federal
Mãe e filha de Cerqueira contemplam a sua foto na Galeria de Heróis da Polícia Federal

Notícias