Policiais federais são destaque em cargos políticos; veja quem são eles

24 de junho de 2022

Cada vez mais policiais federais vêm adquirindo espaço na política nacional e assim, a categoria ganha representatividade para ter seus direitos assegurados. As atuações competentes dos deputados federais, o APF aposentado Aluísio Mendes (PSC-MA) e o EPF Sanderson (PL-RS), por exemplo, foram determinantes para uma conquista histórica para a categoria: a sanção da MP 1.080/21 que viabiliza o pagamento do de sobreaviso policial e plano de saúde para policiais federais ativos e aposentados.

“Ver essa proposta em vigor é mais que uma vitória, é uma conquista que defendíamos há 30 anos.Tenho muito orgulho de todos os colegas deputados que votaram sim ao projeto. Parabéns a todos os Policiais Federais do Brasil”, afirmou Mendes.

Além desses deputados, pela primeira vez na história da República, a categoria conta com um Ministro de Estado. O APF Ronaldo Bento ocupa o cargo histórico de Ministro da Cidadania e vem atendendo as demandas dos parlamentares policiais. No caso do Maranhão, ele levou o Programa Alimenta Brasil e Auxílio Brasil até o Estado do parlamentar Aluísio Mendes.

“A política da Assistência Social do Governo Federal hoje é o da emancipação. Então o Auxílio Brasil traz a emancipação para que a família maranhense beneficiária tenha condições de trabalhar”, esclareceu o ministro na Jornada do Auxílio Brasil em grande ato no Maranhão.

Aluísio Mendes (PSC-MA)
O desempenho de Aluísio Mendes foi fundamental para a aprovação da MP 1.080/21. Relator da proposta, ele melhorou o texto desta que representa uma conquista histórica para a categoria: o financiamento do plano de saúde pela PF e o pagamento do sobreaviso policial. Mendes também preside a Comissão de Segurança Pública e junto com o deputado federal, EPF Sanderson, trabalha por projetos para o aprimoramento da segurança pública do país.

Sanderson (PL-RS)
O EPF, que tem uma história no sindicalismo gaúcho, deixou sua lotação na SR/RS em Porto Alegre para estrear na política como deputado federal. Com financiamento reduzido, baseou sua campanha nas redes sociais e contatos interpessoais.

Ministro da Cidadania Ronaldo Bento
Ronaldo Bento é o primeiro APF a ser tornar Ministro de Estado. Ele, por meritocracia, substituiu o ex-Ministro da Cidadania João Roma que deixou o cargo para disputar as eleições. A pasta é o braço social do governo e foi criada a partir da unificação dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. É considerado um dos principais Ministérios da Esplanada.

Confira o vídeo em nossas redes sociais: Vídeo Policiais

Notícias