Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ aborda os possíveis problemas que uma má nutrição pode causar no sistema imunológico, em tempos de Pandemia durante o inverno

28 de julho de 2021

Segundo a Nutricionista Vivianne Machado, que atende no Departamento de Nutrição do SSDPFRJ, toda terça-feira, das 13h às 17h, uma alimentação inadequada compromete o sistema respiratório deixando a pessoa mais suscetível às crises alérgicas. “A má nutrição afeta diretamente o sistema pulmonar ocasionando diversos problemas incluindo a redução do peso dos pulmões e a diminuição da força dos músculos respiratórios, comprometendo assim, a troca gasosa, aumentando a chance de infecções e reinfecções em função da diminuição da resposta do sistema imunológico”, disse a nutricionista.

Para que as alergias não se manifestem de diversas formas no inverno é necessário fazer o controle mais rigoroso do ambiente. A pessoa deve manter o local sem acúmulo de poeira, não fumar, além de beber bastante água e se alimentar de forma saudável, essas são algumas maneiras de se preservar. Por isso, para se fortalecer o sistema imunológico, por meio de uma boa alimentação, é necessário fazer uma nutrição bem-feita e desenvolver o sistema pulmonar e toda a sua estrutura respiratória.

A vitamina (A), ativada na exposição solar, é importante componente fortalecedor da saúde. “A alimentação adequada deve ser rica em nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que serão importantes para manter a integridade do sistema respiratório reduzindo a possibilidade de infecções”, afirmou Viviane. Outra dica valiosa, é manter a circulação de ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta, seja em casa, no transporte, ou no local de trabalho. Ficar exposto ao sol, dentro das possibilidades, também é indicado.

O Departamento de Nutrição do SSDPFRJ atende todas as terças feiras, das 13 às 17 horas e o telefone para agendamento de consultas é o (21) 2203-5200.

 

Notícias