NOTA DE ESCLARECIMENTO

13 de novembro de 2015

    O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, Entidade de Classe que representa todos os cargos da carreira policial federal no Estado do Rio de Janeiro, vêm a público se manifestar sobre nota publicada na data 07/11/2015 pelo Blog do Colunista Anselmo Gois do Jornal O Globo, onde foi noticiada suposta viagem de lazer feita por Agentes da Polícia Federal, na qual estes teriam o período computado como efetivo exercício.

   Causa espécie e grande indignação no seio da categoria policial federal que tão renomado articulista venha divulgar informação ofensiva ao prestigio de admirados profissionais, sem buscar ouvir antes as entidades sindicais que representam os Agentes Federais ou o próprio Departamento de Polícia Federal.

     Diferentemente do noticiado, Os Jogos Nacionais de Integração da Polícia Federal não são uma viagem de lazer, acontecem a cada período de três anos, e, em 2015 ocorrem entre os dias 06 e 16 de Novembro na cidade de Florianópolis. Como em qualquer força de segurança do mundo, o que se busca incentivar com os JOIDs é a prática esportiva entre o efetivo de servidores com o objetivo de minimizar os danos a saúde que o exercício de tão desgastante atividade acarreta.

      Também não encontra respaldo na verdade a afirmativa de que apenas os Agentes Federais participam do evento. Estão devidamente autorizados pela Direção Geral do DPF e pelo Ministério da Justiça a compor as comitivas estaduais, servidores de todos os cargos da Carreira Policial singular da PF (Agentes, Escrivães, Papiloscopistas, Peritos e Delegados) e da Carreira Administrativa do Órgão.

       Cabe ressaltar que através da Mensagem Circular de Número 013/2015 DGP/DPF datada de 17/09/2015, O Departamento de Polícia Federal autoriza a participação dos servidores no evento e estipula os critérios e percentuais de manutenção das atividades nas unidades para não causar qualquer prejuízo às ações em andamento.

      Por derradeiro, cumpre esclarecer que o evento, embora esteja previsto no calendário de atividades do Departamento de Polícia Federal, é custeado pelas entidades de classe que representam os servidores.

     O Sindicato buscará o legitimo direito de resposta nos canais adequados e coloca seu corpo jurídico à disposição do seu quadro social para que aqueles que se sentiram ofendidos com a nota publicada possam adotar as medias cabíveis.

 

Rio de Janeiro, 13 de Novembro de 2015.

Luiz Carlos Cavalcante

Presidente do SSDPFRJ e Diretoria

Notícias