No Novembro Azul, hábitos saudáveis ainda são os melhores aliados na prevenção ao câncer de próstata

26 de novembro de 2021

O mês de novembro é a época de sensibilizar os homens para os cuidados com a própria saúde. A Campanha Novembro Azul acontece no mundo todo com o objetivo de mobilizar a população masculina especialmente para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. As chances de cura chegam a 90%, se diagnosticado no estágio inicial. Homens que apresentam fatores de risco, como ter mais de 55 anos, histórico de câncer na família ou estar com peso corporal elevado, devem estar ainda mais atentos.

A nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, Vivianne Machado, frisa que aliar alimentação saudável com rotina de exercícios físicos ajuda a diminuir o risco de câncer. “Recomendo uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, embutidos e alimentos industrializados. E também manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar”, afirma.

Ela ainda indica alguns alimentos que, se consumidos regularmente, podem atuar na prevenção ao câncer de próstata. São aqueles ricos em licopeno, como tomate, goiaba, melancia, pitanga e mamão, e ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas.

Mas um estilo de vida saudável também diz respeito a lidar de forma equilibrada com o estresse. O psiquiatra e médico do trabalho do SSDPFRJ, Elcio Carneiro Carvalho Junior, avisa que ele pode ter relação direta com alguma disfunção imunológica. “O patrulhamento do sistema imunólogico contra as células cancerígenas, que são produzidas todo o tempo, fica prejudicado, facilitando o desenvolvimento de tumores. Isso sem falar das consequências acessórias como privação do sono, dieta deficitária, entre outras”, explica o especialista.

Notícias