No mês do Setembro Amarelo, psicólogo realiza palestra sobre Fatores de Risco e Prevenção ao suicídio, no auditório da SR/RJ

15 de setembro de 2020

Nesta quinta-feira (17/09), às 11h, o psicólogo da PF Salvador Juliano que coordena o Departamento de Psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, estará no auditório da SR/RJ realizando a palestra “Fatores de Risco e Proteção à Ideação Suicida”. Ele abordará os aspectos psicológicos, prevenção e tratamento da ideação suicida. Devido à pandemia de Covid-19, a palestra não será aberta ao público externo, só aos funcionários e servidores da SR/RJ. Os interessados podem se inscrever pela intranet da PF. A palestra é gratuita.

“A percepção de alguém com características suicidas nem sempre é fácil. Muitas vezes essas pessoas não dão sinais. Mas quando percebemos algo diferente no colega de trabalho, amigo ou familiar que venha a indicar algo nesse sentido, devemos escutar o que essa pessoa está dizendo e procurar ajuda de profissionais especializados. Com isso, podemos salvar vidas”, alertou a Diretora de Patrimônio, Janaína Magalhães, que coordena o Núcleo de Atenção à Saúde e tem como primeira formação o curso de Enfermagem.

A atividade acontece no mês da Campanha Setembro Amarelo que tem como objetivo a conscientização e prevenção ao suicídio. Segundo o site institucional da Campanha, “cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”.

Notícias